quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ALERTA VERMELHO: Colégio Cruzeiro em Jacarepaguá disseca coelhos em sala de aula

A DENÚNCIA, com fotos comprobatórias, foi recebida pela ULA.


Alunos foram fotografados DISSECANDO COELHOS VIVOS em sala de aula, no ensino 


médio, em atividade curricular regular do colégio.


Tal fato, mesmo diante da mais do que insuficiente Lei Arouca, constitui CRIME aos olhos 


das leis brasileiras.












OBS: Como os alunos, menores de idade, foram induzidos a cometer uma ação criminosa em sala de aula, por orientação do responsável pela aula em questão, prefiro não exibir seus rostos aqui, já que entendo que a responsabilidade civil e criminal é de quem propôs o "experimento". No meu entendimento pessoal, estes alunos foram VÍTIMAS de uma prática de ensino ILEGAL, tal como os animais sacrificados.






A ULA vai enviar ao colégio uma notificação extrajudicial informando que é crime realizar 


experimentação animal fora de universidades e cursos de biomédicas, de acordo com a Lei 


Arouca.

Solidariamente com a ULA e o Santuário das Fadas, participaremos do ATO de repúdio, 


enviando as mesmas mensagens que eles solicitaram/enviaram.


De acordo com informações recebidas, a diretoria afirma desconhecer o ocorrido. Segundo 


ainda as mesmas fontes, o fato se deveu a uma decisão pessoal do professor responsável pela 


aula, que teria ele próprio trazido os animais por conta própria, fatos ainda a ser apurados.


O telefone de contato do Colégio Cruzeiro, núcleo Jacarepaguá, Rio de Janeiro, é: 


(21) 35154100, Falar com Marcele, a secretária da Diretora


Quanto mais indignação for demonstrada, mais a sociedade brasileira fica informada de que o 


REPÚDIO a estas práticas, INTEIRAMENTE DESNECESSÁRIAS para o ensino, é algo 


disseminado por grande parte do corpo social. A "ideía" de transformar insituições de ensino


em antros de TORTURA e atos criminosos contra a vida de animais NÃO VAI SER 


TOLERADA. Que tipo de cidadãos estão pretendendo "formar"?


ENVIAR seu E_MAIL para: secretaria@colegiocruzeiro.com.br


com cópia para: 


contato@uniaolibertariaanimal.com,


cadeia2010@gmail.com,


weeacbrasil@gmail.com,


animal.contato@gmail.com


Título à sua escolha


Carta-Modelo:





À direção do Colégio Cruzeiro, núcleo de Jacarepaguá,
Senhores,

Recebemos denúncia, acompanhada de foto probatória, de que no Colégio Cruzeiro, campus Jacarepaguá, estão ocorrendo aulas com testes em animais.

Na foto em questão, aparecem 3 alunos, em sala de aula, posando para uma fotografia com coelhos mortos e dissecados erguidos como troféus.
Viemos por meio deste fazer uma notificação extra judicial de que isto, além de ser uma metodologia de ensino ultrapassada e que dissemina valores especistas (em absoluta oposição aos critérios humanitários e éticos que uma instituição de ensino médio deveria promover entre seus alunos), é CRIME de acordo com a Lei Arouca em vigor, LEI 
 Nº 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008, trecho da qual reproduzo abaixo:


Mensagem de veto


Regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei no 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1o A criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional, obedece aos critérios estabelecidos nesta Lei.

§ 1o A utilização de animais em atividades educacionais fica restrita a:

I – estabelecimentos de ensino superior;

II – estabelecimentos de educação profissional técnica de nível médio da área biomédica.

Sugerimos que a direção e coordenadoria pedagógica verifiquem esses procedimentos com o professor responsável, e utilize métodos substitutivos, modernos e éticos para o ensino e aprendizagem de seus alunos. Consulte: www.1Rnet.com



Os fatos denunciados, com a foto-prova (sem o mascaramento dos rostos dos alunos em questão) já 


anteriormente enviada à direção do Colégio Cruzeiro, caracterizam uma dupla OFENSA ao código PENAL 


brasileiro:


- promover situação-crime em sala de aula


- aliciar menores de idade para participar, ainda que ingenuamente, de atividade criminosa dentro de 
  
estabelecimento escolar.


Gostaríamos de uma retratação pública dos fatos por parte da Direção deste colégio, bem como a apuração 


das responsabilidades envolvidas, seguidas das medidas cabíveis (desligamento dos professores 


responsáveis e medidas legais pertinentes).


O Colégio, como instituição educacional, tem responsabilidade legais claramente assumidas com relação à 


formação ética de seus alunos, diante dos pais e da sociedade de uma forma geral.


Atenciosamente, e na certeza de que as medidas disciplinares e legais serão tomadas contra os professores 


responsáveis,


(Seu nome)











22 comentários:

  1. mesmo que o professor seja o responsável por essa barbaridade, a responsabilidade maior é da escola. A direção tem a obrigação de ter conhecimento e de controlar tudo que acontece no estabelecimento deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, eu estudo la e os coelhos foram comprados mortos exclusivamente para a aula! nao houve absurdo algum, fizemos isso em nome da educação e da ciencia.

      Excluir
    2. Igor, você então está precisando ser educado sobre Leis. Qual a parte de "isso é crime" que você não entendeu? Não importa se foi em "nome da ciência", é crime na nossa constituição. Absurdo é um aluno de uma escola tão tradicional e respeitada ter esse tipo de mentalidade e ignorância. Minha sobrinha estuda aí há quase 10 anos e fiquei realmente chocada e preocupada com ela.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Amigão, estudei no cruzeiro a minha vida toda, desde o Cruzeirinho, conheço muito bem a instituição. Na minha época nossas aulas passavam longe de animais mortos, os alunos nem aprovariam esse tipo de prática, não há a menor necessidade disso, principalmente em um colégio. Fiquei extremamente surpreso de ver que isso aconteceu no Cruzeiro, que pelo menos na minha época era um colégio sério, sem a menor dúvida, e defendo a investigação, pois não estamos mais nos anos 50, e esse tipo de prática é covarde. Agora, você disse que é "em nome da educação e da ciência". Então você acha que a matança de animais, contanto que seja em nome da ciência, é totalmente justificável? Se sim, então sinto lhe dizer, mas você tem um problema sério de atitude. O que te faz pensar que a dor de um animal é diferente da sua dor? Você gosta de sentir dor? Não? Você vê seres humanos serem mortos para "o bem da ciência"? Use a cabeça. Animais NÃO SÃO OBJETOS. Estudos científicos são necessários e importantes, sem dúvida, mas estamos em um estágio no qual temos alternativas ao abuso animal, basta que os envolvidos se voltem a isso. Falo como um ex-aluno do Cruzeiro, vivi muita coisa lá, mas nada parecido com isso. Que os envolvidos se expliquem.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Isso não pode acontecer nem em universidades, de espécie alguma, a lei precisa ser reformada existem alternativas sem agressão. A humanidade está cada vez mais doente, por fazer coisas deste tipo e alegar racionalidade. Se a consciência não for estimulada a evoluir profundamente, sinceramente não sei onde o mundo vai parar. NÃO A EXPERIMENTOS COM ANIMAIS EM QUALQUER INSTANCIA.

    ResponderExcluir
  3. Me desculpem, mas a reportagem dizer que os alunos são vítimas é até meio absurdo, é só olhar para a "carinha" deles pra saber que estavam felicíssimos em segurar os coelhos mortos ... talvez e muito talvez, porque não seria meu caso, uma vez que eu RECUSARIA TERMINANTEMENTE participar de tal ato, independente da consequência, eles foram "obrigados" por fazer parte do curriculum do colégio e pelo professor, agora vítimas eles não são mesmo!! Temos que parar de justificar tudo na palavra "adolescente" achando que com isso tudo é permitido. Errado é errado em qualquer idade.

    ResponderExcluir
  4. UM absurdo eles ja sao malvados por natureza, qual é o intuito de uma aula tao macabra?
    Que porra é essa??? Aprende na escola a fazer isso, chega em casa vai querer abrir as pessoas tambem! Que lixo de escola, me deu nojo, sao idiotas, e pior o professor mais idiota e patetico, porque nao aprendem coisas que poderam usar no futuro??? Tenho vergonha dessa escola de merda!

    ResponderExcluir
  5. ACABEI DE PASSAR O EMAIL E TÔ COMPARTILHANDO ESSA DENÚNCIA NO FACEBOOK!!!

    SANDRA- RJ

    ResponderExcluir
  6. Também divulguei em meu facebook e irei enviar um email.Devemos nos mobilizar para este ato não se torne rotina em outras escolas.

    ResponderExcluir
  7. Por que esses alunos não enfiam uma faca na bunda fazendo um giro de 360° pra sentir a dor que eles tanto provocam em um pobre animal indefeso? Bando retardado,idiotas, covardes e assassinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o babaca o coelho ja tava moro, eu estudo nesse colegio e fiz a tal experiencia!!! estavamos estudando a anatomia do coelho e nao cauzamos nenhum sofrimento ao animal pois ele ja estava morto(comprado morto).

      Excluir
    2. Igor, babaca é você, que aqui estamos falando de utilizar para antomia um coelho quando temos toda uma tecnologia em 3d e a informatica a nossa favor. Você que defende tantos seus amiguinhos deve ser um dos que estão na foto, que ao invés de sentir tristeza ao ver o animal morto ainda posa para a foto om cara de sádicos. Estude mais, fale menos e não pense que a vida dos animais é menor que a sua. Então agora porque vc não pede para que sacrifiquem alguem da sua familia para estudar, e ai vc podera dizer "ja estava morto"??? Alguém sacrificou este animal para vocês e nem sequer temos a certeza de que não foram vocês mesmos. Mas fica a pergunta qual a necessidade disto???

      Excluir
    3. Esse Igor é um idiota. Colégio caro! Você deveria estudar mais português. Seu vocabulário é pobre e com muitos erros. Puxa saco! Se você não é bolsista deveria pedir abatimento nas mensalidades.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Igor, Você não fala pelo Cruzeiro. Sempre tive amizade com os professores e superiores, e tenho certeza que irão parar imediatamente com essa prática, e se não, é porque esse colégio mudou muito. Tipos como você não acrescentam em nada a sociedade.
      Ah! Pegue o seu gato, ou cachorro, ou sei lá, e faça uma experiência nele também. Em favor da ciência claro. Tem coragem?

      Excluir
  8. A responsabilidade de tais atos resume-se ao Professor. Se nossa classe deve ser mediadora entre o conhecimento e o "aprendiz", afinal .. o que pretendia com tudo isso? Ser mediador de algo para os quais os alunos não estão preparados nem devem ser submetidos a isso por Lei. Em nome do conhecimento se transpõe limites? Tem professor precisando de uma reciclagem urgente ...

    ResponderExcluir
  9. Revoltante!!!!! Como construir uma sociedade melhor no futuro com essas cabeças !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que a escola deveria ter defendido os professores e não se eximido da responsabilidade. O que esses alunos fizeram foi errado, irresponsável e também leviano. Esqueceram-se inclusive de que as redes sociais estão abertas a todo tipo de gente. Inclusive os que tacham alunos de psicopatas, escolas e famílias de nazistas, etc. Todo o trabalho feito sobre a ética no trabalho científico, inclusive dentro da instituição, que eu conheço, é colocado por terra com atitudes infantis, desrespeitosas e levianas. Assim como a atitude de instituições pretensamente defensoras dos direitos dos animais e da educação ambiental. Não me refiro a esse blog, mas à "organização" que iniciou toda essa polêmica. Ao agir como um bando de desequilibrados, ofendendo a todos (famílias de vítimas do Holocausto, militantes dos Direitos Civis, etc, todos se tornaram, nazistas e assassinos...), fazem um desserviço à educação ambiental, na minha humilde opinião.Reforçam o conceito, totalmente falso a meu ver, de que educação ambiental é inimiga do desenvolvimento científico. Ainda bem que a escola já retirou essa colocação de que a aula seria de iniciativa apenas de um professor, que foi criticada pelos próprios alunos que esperam maior compromisso com o projeto pedagógico que é subscrito pelo colégio, e para com os profissionais que trabalham ali. Incrível como nós, que deveríamos ser os adultos sensatos, nos sentamos em nossos computadores e fazemos análises e críticas sem conhecer amplamente os fatos ou a forma como as coisas acontecem. Não é de espantar a maneira como a informação é distorcida nesse país e em muitos. Se os alunos enfiassem facas em "suas bundas" como foi sugerido aqui, e fizessem um giro de 360º certamente sentiriam mais dor do que sentiram os animais, que foram abatidos antes da aula e não durante a mesma, e de forma não cruenta. Embora sempre se possa discutir se existe alguma forma de morte que não envolva dor; e essa é uma discussão para a neurociência.Eu só espero que isso não prejudique os profissionais envolvidos, nem o ensino de Ciências da Natureza, nessa escola ou em outras. Esse é um dos pontos mais fracos nos ensinos fundamental e médio no Brasil. Precisamos de mais laboratórios de Química, Física, Biologia, etc. Precisamos de mais aulas práticas. Sempre dentro dos princípios éticos e das normas que regulam essa prática. Como pessoa que cresceu e estudou antes da Lei Arouca (e não vou entrar no mérito de como são criadas as leis nesse país, longuíssima discussão), praticou dissecção no EF, no EM, e no ensino superior, eu posso garantir ao cidadão preocupado que postou anteriormente que tal prática não aumentou a incidência de homicidas: não me lembro de nenhum de meus colegas que tenha se tornado um "assassino", como foi mencionado, ou que tenha chegado em casa e querido "abrir as pessoas também". Na verdade, p/ esclarecer p/ aqueles que nunca participaram de uma dissecção, quem faz os procedimentos é um professor ou técnico, por que existe uma técnica que se leva tempo para aprender. Se os alunos fizessem causariam dano aos tecidos e órgãos que se pretende estudar. Então a participação dos alunos é apenas assistir, responder, anotar, e no caso citado, serem ridículos e imbecis e postar fotos na internet. Quanto a aprender algo que seja útil no futuro...bem, essa também é uma discussão bastante longa, que involve aptidões e interesses. Eu me preocupo muito com o péssimo nível do ensino das Ciências no país, então minha opinião não é imparcial, claro. Mas eu acho que aprender sobre Biologia, Zoologia, é mais "útil p/ o futuro" do que divisão de polinômios, ou equação biquadrada. Mas essa é apenas minha opinião, é claro.

    ResponderExcluir
  11. Denunciemos então FIOCRUZ, onde acontece coisa muito pior, tenham certeza. Lá os animais quadrúpedes machos levam marretada no saco para uma certa experiência hormonal, e depois de tal ato, são drenados vivos, às vezes antes cortam-se os "focinhos" fora, já visitei lá para um trabalho e fiquei horrorizada. Parece que esta aula é até uma preparação para quem pensa em trabalhar lá.

    ResponderExcluir