terça-feira, 29 de janeiro de 2013

AVANÇOS RECONHECIDOS - ALTERNATIVAS à EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL


ALTERNATIVAS à vivissecção e a experimentação animal. 

"Ciência sem consciência não é nada senão a ruína da alma" ~François Rabelais

Os VERDADEIROS CIENTISTAS, aos poucos, vão abrindo espaço para a VERDADEIRA PESQUISA.



NOVAS E RECENTES CONQUISTAS em direção a uma CIÊNCIA ÉTICA.



Norah André





I -   "Lung-on-a-chip" - Universidade de Harvard.

UM PULMÃO em um CHIP 

Assim foi noticiada a inovação de cientistas __ VERDADEIROS cientistas __ da Universidade de Harvard. O Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering.
Instituto Wyss de Engenharia para Biologia Aplicada - Harvard. 
Um pulmão em um chip, literalmente, este é o significado do projeto "lung-on-a-chip" "pulmão-em-um-chip", uma experiência nascida nos laboratórios da Universidade de Harvard, para o desenvolvimento de sistemas eletrônicos que podem simular o funcionamento de órgãos humanos. 

O objetivo final do projeto não é criar híbridos biomecânicos, mas sim a obtenção de soluções disponíveis para a simulação e análise de tecidos, capazes de substituir os chamados "animais experimentais". 

Trata-se de um sistema capaz de simular o funcionamento de um pulmão humano, usando componentes eletrônicos e, sobretudo, capaz de permitir a análise de dados e simulações de maneira mais eficiente. 
O projeto do "pulmão-em-um-chip" provou ser capaz de fornecer informação suficientemente confiável sobre as reações de um pulmão: trata-se de uma  estrutura composta que, além de um chip eletrônico,  encorpora células retiradas de tecido humano. 
Ou seja, o invés de explorar e abusar de animais em laboratórios __ com as extrapolações equivocadas que geram quando os dados obtidos são transpostos para a fisiologia e metabolismo humanos __,os cientistas poderão, no futuro, dispor de sistemas eletrônicos altamente eficientes para realizar suas experiências, bem como para testar a reação dos órgãos a estímulos particulares,  garantindo assim a confiabilidade de soluções específicas para determinadas doenças humanas .
O "lung-on a-chip",desenvolvido no Wyss Institute em Harvard, é capaz de simular o processo de respiração em todas as suas fases e já vem sendo utilizado em  análises de edema pulmonar. 
Sua  estrutura principal, feita de polímeros, com uma série de canais, reproduz a estrutura de colméia dos pulmões.  Acresça-se a esta esta estrutura, as células humanas ali incluídas  __ que, imersas em um líquido altamente nutritivo capaz de reproduzir a função do sangue na real estrutura pulmonar __ tornam o projeto  capaz de simular um pulmão humano em ação e respondendo aos estímulos dados, como um pulmão vivo o faria.





Isto significa criar um órgão para realizar os experimentos de forma ética, simples e econômica. 

Lung-on-a-chip, portanto, deu origem a um pulmão simulado que permite aos pesquisadores compreender os efeitos do edema pulmonar, graças à presença de algumas porções de tecido humano ali contidas. 

Os testes assim realizados, fornecem, portanto, bases muito mais seguras e confiáveis para a medicina aplicada à saúde humana. 

Evidentemente esta é uma linha ética de pesquisa, de resultados confiáveis, que ainda está em desenvolvimento. 
Num futuro próximo, aspectos como  por exemplo a presença de hormônios ou a interação entre vários órgãos deverão ser estudados e equacionados. 


Nasce assim uma medicina e um pesquisa do futuro. 
Ética e de resultados efetivos para a saúde humana. 
E começa a morrer o holocausto oficializado dentro dos laboratórios da falsa ciência. 



Fonte:  http://www.webnews.it/2012/11/26/quando-un-chip-puo-simulare-gli-organi-umani/

II - Premiados 2 ilustres cientistas no último dia 19 de janeiro, em Genebra. 







A FUNDAÇÃO NAEF __ E. Naef Foundation (FENRIV) __ cujo objetivo essencial é limitar o uso da vivissecção e experimentação animal, atribuiu um prêmio a dois investigadores em Genebra, no último dia 19 de janeiro de 2013. 

Os médicos e pesquisadores Luc Wicks e Marion Le Coadic foram agraciados pelo desenvolvimento que realizaram na criação de alternativas aos testes em animais, caracterizados por extrema eficiência e inovação. 

*O FENRIV ,em um comunicado, indicou um primeiro prêmio de 10.000 francos, concedido ao Dr. Luc Wicks por sua pesquisa sobre células neuronais. 
 O cientista desenvolveu um sistema in vitro para determinar se uma substância é tóxica ou favorável para os neurônios humanos. 
O pesquisador está desenvolvendo uma nova geração de "biochip de múltiplos órgãos." 

Uma alternativa real aos testes em animais, esta abordagem constitui-se num método de prever os efeitos de novos medicamentos ou para detectar possíveis efeitos secundários. 
Este trabalho "extremamente promissor" é destacado pela empresa de biotecnologia start-up Neurix, fundada em Genebra em 2012. 




**O segundo prêmio foi atribuído à Dra. Marion Le Coadic, por sua tese apresentada na Faculdade de Medicina de Genebra. 
 O seu trabalho mostra a possibilidade de substituir os "testes" em animais por microplancton, para efeito de estudo de doenças infecciosas. 

A cerimônia de premiação foi realizada em 19 de janeiro, em Genebra
Fonte: http://www.bluewin.ch/it/index.php/572,735765/Premiati_metodi_alternativi_a_vivisezione/it/news/diversi/sda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário