terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sacrifício de Animais em rituais: Carta ao Supremo Tribunal Federal


Hoje a famosa "liberdade de expressão" converteu-se numa piada, e é confundida com "faça-se o que quiser".
Acredito que os orixás __ leia-se, as forças da natureza __ certamente tem outras formas de ser apaziguados e honrados.
Usualmente, em qualquer religião, o que mais agrada à divindade é o RETO VIVER, o RETO PENSAR e o RETO AGIR.
E francamente não acredito que isto envolva sangue de inocentes derramado.

- Se você acredita que vidas não devam ser tiradas para honrar a Divindade __ na verdade, princípio há muito prevalente quando se trata de vidas humanas, estranhamente pesadas segundo outras balanças e critérios__ não deixe de assinar e compartilhar esta petição.
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8981


- Seria muito bom, ainda, que mandássemos E-MAILS ao Supremo Tribunal Federal, em defesa do reconhecimento dos animais como Sujeitos de Direito, o que claramente os desvincula da condição de objetos de sacrifício. A sugestão me foi feita pela Rosana OCampos, da GAAR, e me pareceu uma excelente idéia, oportuna, sobretudo, diante da Manifestação em favor da legalização do sacrifício de animais que deverá acontecer ainda este mês em São Paulo, capital.

Enviar seu e-mail para:
marcosaa@stf.gov.br

Título à sua escolha

Exmo.Sr.Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello

A população do Brasil está atenta ao projeto que torna irrevogável a utilização de animais em cultos religiosos.

Independentemente da natureza da situação envolvida, seja ela de cunho religioso ou não, acreditamos que a "tradição" não justifica esta forma de sacrifício.
Apesar de defendermos a liberdade de credo religioso, acreditamos que o derramamento da sangue das vidas de animais inocentes não é admissível como forma de oferenda agradável a Deus, seu próprio Criador.

Tampouco acreditamos na licitude deste tipo de prática comercial que, a título de ganho financeiro, expõe inúmeros animais (cães, gatos, cabras, vacas, pombos, galinhas, entre outros) a uma inadmissível condição de exposição e criação __ muitas vezes mantidos em degradantes e perigosas condições de calor, sede, maus-tratos, terror e falta de alimentação __, enquanto aguardam, impotentes, por um comprador eventual , sem qualquer consideração pelo valor EM SI de suas vidas e do sofrimento que lhes é imposto.

A sociedade humana tem a capacidade de modificar valores e a consciência social é um processo em evolução, que já declinou de muitas outras formas de "hábitos" e "tradições", hoje tidas como inaceitáveis e ilegais.
Haja visto tantas leis que hoje protegem as pessoas na sua raça, gênero e sexo.

Hoje a sociedade humana, internacionalmente, está atenta para o reconhecimento dos direitos dos animais. Se antes não tinhamos noção ou consideração por suas vidas e sofrimento, hoje estabeleceu-se o conceito de que os animais são seres sencientes, capazes de emoções, sentimentos, medo e apego à vida. E que, portanto, trata-se de dar um passo à frente no sentido do reconhecimento dos animais como sujeitos de direito e reconhecimento de seu status jurídico como seres viventes.

A mudança nos rituais pode e deve existir em qualquer religião, acompanhando a evolução cognitiva, cientifica e a inteligência humana.
Os cultos religiosos que ainda se utilizam da morte de um animal, independentemente do contexto sagrado atribuído a este ato, precisam ser levados a empreender a modificação ritual necessária.
Fixar este comportamento no tempo, sob a forma de uma lei que os institua, é impedir a reformulação e ventilação dos costumes sociais, nos quais todas as práticas religiosas estão incluídas.

Sacrifícios de vidas humanas não são consentidos, a título de liberdade de expressão religiosa.
Em que balança estaria estipulado que o valor e a essência da vida de um animal teria peso qualitativo diferente?

Aqueles verdadeiramente envolvidos com o culto aos orixás e às forças da Natureza, com certeza serão capazes de honrá-la de formas alternativas, que incluam necessariamente o respeito às variadas expressões da VIDA desta mesma Natureza, os animais.

Pedimos, assim, pelo provimento do recurso interposto para que essa prática seja considerada totalmente ilegal.

Como forma de reforçarmos nosso ponto de vista e demanda, incluo abaixo o link da petição que circula neste momento em defesa de nossa reivindicação, já com um número considerável de signatários:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8981


Confiando no seu discernimento, em sua consideração pela vida e respeito ao ordenamento jurídico do país, esperamos poder contar com seu empenho para que nenhuma lei estadual ou federal se sobreponha à nossa CONSTITUIÇAO FEDERAL BRASILEIRA, que claramente determina como atribuição do Estado a responsabilidade em relação aos animais.

Atenciosamente,

(seu nome, estado, profissão, RG)

2 comentários:

  1. Cultura e tradição não justificam o desrespeito, tortura e morte de animais.
    Podemos medir o nivel dizer se um país é civilizado ou não pela maneira como são tratados os animais.
    A maioria das tradições mostra-se completamente incompatíveis com o século XXI e o avanço das civilizações.
    Se voltarmos as tradições teremos que aceitar a volta dos escravos, pois era tradição os chefes das tribos venderem seus súditos, a aceitar que indios e negros são seres inferiores e portanto sem alma, ( essa durante séculos foi tradição na igreja católica), também teremos que deixar com que respeitar que mulheres sejam apedrejadas e a ablação de seus clitóris, isso também em nome da tradição.Além de cruel todo o desrespeito e sofrimento animal está proibido pela nossa constituição.

    ResponderExcluir
  2. CULTURA E TRADIÇÃO NÃO TEM NADA A VER COM SACRIFICIOS DE ANIMAIS EM UM PAÍS QUE ALMEJA FAZER PARTE DO 1º MUNDO. VERGONHA NA CARA BRASIL E PRO INFERNO COM ESSA CAMBADA DE RELIGIOSOS COVARDES E ASSASSINOS!

    ResponderExcluir