quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NAZISMO ESPECISTA


- Critério empregado para "julgar" o direito de viver dos pitbulls e outros cães

Cesare Lombroso, um italiano, fez faculdade de Medicina e foi considerado em sua época, a Europa do século XIX, um "grande criminologista" e o criador da chamada antropologia criminal.
Segundo sua teoria, bem de acordo com os conceitos do século XIX da civilização européia como sendo o ápice do desenvolvimento cultural da humanidade, ele estabeleceu critérios muito usados na criminologia da época. Associar traços físicos (tamanho da cabeça, dos maxilares, não-simetria perfeita entre as 2 lados do rosto etc.) a tendências criminosas ou a tendências à psicopatia.

Dito de outra forma: Lombroso teceu o conceito do "criminoso nato" em que preconizava que, pela análise de determinadas características somáticas, seria possível antever aqueles indivíduos que se voltariam posteriormente para o crime.

Passou-se a presumir a CULPA e o RISCO POTENCIAL de um indivíduo por conta de sua aparência física. (E todas as demais culturas e sociedades julgadas "primitivas", porque DIFERENTES da civilização européia)



Segundo a tendência que prevalecia na "Ciência" do século XIX, o evolucionismo, certos traços, por se assemelharem ao que julgavam ser características de nossos ancestrais humanos, estariam diretamente ligados a certas condutas e a distúrbios de caráter, que identificariam um determinado indivíduo como um "primitivo" ou criminoso potencial.

Suas idéias (claramente tendenciosas e preconceituosas) foram muito difundidas pela Europa e, é claro, aqui no Brasil (onde só M@@@@ floresce).

Há mais de um século que seus conceitos se provaram EQUIVOCADOS. E foram inteiramente REPUDIADOS pela ciência e a criminologia.

Entretanto é exatamente este tipo de "critério" que está sendo usado na Irlanda para definir cães como "uma ameaça" à sociedade ou não.
É este o critério que está sendo empregado para MATAR cães como Lennox e Vênus, entre tantos outros cães na Irlanda.
(tamanho da pata, proporção da cabeça, etc.)
Me parece inteiramente desnecessário alertar para a extensão da repercussão deste tipo de "critério", se permitido como "norma de avaliação" da periculosidade de qualquer ser vivente, seja ele humano ou não-humano.
Não foi diferente o que aconteceu na Alemanha nazista, quanto certas características raciais foram consideradas descartáveis a priori.




Ser DIFERENTE não é CRIME.
Crime é o que os homens fazem com os pitbulls.
Puna-se aquelas que não se responsabilizam por suas vidas, permitam que fujam, os amarram em árvores ou abandonam, instigam sua violência contra os demais, ou lucram com rinhas de cães.



Se além da petição que pede pela vida de Lennox, você puder assinar também a petição que pede pela vida de Vênus, uma mestiça de 2 anos (há 8 meses mantida no corredor da morte da Irlanda), com certeza seria muito bom. Lembrando a todos que inúmeros outros animais se encontram exatamente na mesma situação no momento na Irlanda.

http://www.thepetitionsite.com/1/help-venus-home/        -

petição por Lennox:
http://www.petitiononline.com/sl190510/petition.html

A verdadeira ciência (a sociologia, a antropologia e a psicologia) há mais de um século já desqualificou inteiramente estes "pontos de vista" da antropologia criminal relativamente ao conceito de "criminosos natos".
Estamos claramente assistindo a um retorno às trevas __ caça às bruxas __ e ao uso de artifícios sabidamente não-científicas como forma de avaliação acerca do que tem ou não o direito de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário