sábado, 2 de junho de 2012

"FOFISMO" - você sabe o que é?



"FOFISMO" - você sabe o que é? 

Corrente insidiosa de crença bem-estarista que começa a se infiltrar fortemente no imaginário da sociedade brasileira.
VACINE-SE. ACAUTELE-SE.
Seu mecanismo de contágio parece ser altamente viral, espalhando-se como fogo na palha, destruindo neurônios e queimando a capacidade de raciocínio dos desavisados.

- A sociedade brasileira, como um todo, parece estar finalmente acordando de sua sonolência moral e começando a perceber que animais tem direito à proteção legal, imprescindivelmente relacionada ao FATO de que todos temos direito à vida e à dignidade.
- O que seria um conquista, ou uma vitória pode facilmente __ na verdade já está __ se transformar na crença (errônea e medíocre) de que apenas CERTOS animais tem este direito.
- A maioria de nós __ seres humanos saudáveis, pelo menos __ ama cães e gatos e os trata com o respeito e carinho que merecem. Eu própria já acolhi e retirei das ruas cerca de 240 gatos e vários cães, que viveram comigo com dignidade até o fim de suas vidas naturais. Muitos deles convivem comigo até os dias de hoje, para minha grande alegria diária.

- ENTRETANTO, é preciso muita cautela para que esta "onda de ativismo" não se limite a estas 2 espécies de animais apenas, com exclusão de TODAS as demais formas de vida.
- Tenho visto indícios deste preocupante fenômeno se instalando nas redes sociais.

- E vou MAIS ALÉM: mesmo quando isto não é exatamente assim tão restrito, as pessoas, em sua maioria, parecem se preocupar apenas com os animais que consideram "fofinhos".
- Um bom exemplo disto são os coelhos: quando assassinados pela "indústria de peles" e transformados em "roupinhas", todos são unânimes em se unir a um único e grande protesto.

ENTRETANTO, ninguém parece e referir ou sequer comentar que a maior parte destes pobres animais é hoje ASSASSINADA para virar "comida".
Em janeiro passado, depois do Crueldade Nunca Mais aqui no Rio, que assumiu contornos de um palanque político, a maioria dos "responsáveis" resolveu se reunir logo a seguir em uma churrascaria.


- ISTO faz algum sentido?????? 

- Faz algum sentido acreditar que apenas animais considerados "bonitos", a partir da estética humana, tenham seu direito à vida assegurado e respeitado?
- Faz algum sentido acreditar que certas espécies tem direitos e outras não os tem?
- Faz algum sentido tratar alguns como "pets" __ a ponto de lhes retirar a condição nobre de animais, travestidos que se tornam de "bebês humanos" __ e relegar os demais à condições de "coisas", "propriedade" ou "mercadoria", de acordo com impressões pessoais, gostos pessoais, ou crenças pessoais?
- Faz sentido proteger coelhos dos perigos da "alta costura" e não protegê-los dos "chefs de cozinha"?
- Faz sentido reclamar do comércio de pele e não protestar e evitar o uso de "artefatos de couro"?
- Faz sentido protestar quando cães ou gatos são barbarizados nos laboratórios, e se calar quando são os porquinhos e ratinhos as vítimas desta "ciência" de séculos atrás?
- Faz algum sentido enlouquecer porque beagles são objeto destas mesmas experiências e se esquecer dos viralatinhas que são encaminhados diariamente por diversos CCZ para este TERROR?
- Faz algum sentido ser um árduo e comprometido defensor dos golfinhos e baleias, e se esquecer dos tubarões?



- Dizem que o melhor nome para o chamado "diabo" é o de IMPOSTOR.
Um criador de ilusões, amparado na vaidade e cegueira narcísica do homem.
- CUIDADO para não sucumbir a esta ótica tão parcial, sem amparo num mínimo de raciocínio lógico e coerência.
-Por exemplo, podemos e devemos defender os jumentinhos dos "planos" do atual governo de exportá-los para a China. Não porque sejam especiais, melhores ou diferentes dos bois e vaquinhas. Mas sim porque não podemos admitir que MAIS UMA espécie seja relegada a condição de "produto de consumo humano".

Em todo __ ou em nenhum __ animal, habita a mesma CENTELHA do SER.
Todos compartilham conosco o mesmo apego à vida.
Todos somos escravos do acaso e da determinação do DNA que nos constituiu no momento de nossa concepção.
Ninguém "teve méritos" para nascer assim ou assado.
Assim como ninguém nasceu marcado por um suposto "pecado original", tampouco alguém nasceu para ser devorado e explorado.
"Méritos", se o desejarmos,  podemos criar ao nosso longo de nossas vidas, se estivermos dispostos a uma constante reflexão e ação, que interroga os preceitos e preconceitos que nos foram instilados desde nossa vinda a este mundo de ilusão, onde a separação é o que se impõe à nossa percepção. Condicionamentos mentais à parte, partamos em busca da Verdade, o único instrumento de Libertação da mente limitada e aprisionada no espaço/tempo.
E eu insisto: esta jornada é absolutamente individual, sem guias, sacerdotes, mentores ou atravessadores.

Namaste



Em tempo: Fomos levados a restringir, pouco a pouco, desde a infância, aquilo que denominamos e sabemos ser "animais". Se crescemos em "boas famílias", fomos ensinados a respeitar cães e gatos, passarinhos e talvez algum outro bichinho "sortudo", aos quais tratamos como "pets".
Estes sim, objeto da educação que recebemos, como "merecedores" do nosso carinho e respeito. TODOS os demais, foram reclassificados como "uma outra coisa" qualquer, que podemos explorar, comer, "usar como roupa", fazer experiências, prender em zoológicos e circos etc ...
Foi assim que se chegou ao que criticamos e chamamos de bem-estarismo: o homem tem o animal na conta de "coisas" que só existem para serví-lo, limitando-se quando muito, a não querer que sejam MUITO TORTURADOS (para aplacar seu sentimento de culpa, diga-se de passagem) ...

Por isto hoje se fala muito em "crueldade animal", ao invés de ABOLICIONISMO animal.
Os animais existem por suas próprias razões __ tal como nós __ se é que se trata de haver alguma "razão" para existir, para eles ou para nós, animais humanos.
Reflita sobre isto, por favor.
Norah

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara, nunca pensei nisso. Eu adoro todos os animais. Nunca gostei de abelhas nem formigas, mas agora passei a respeitar-las.
    Eu gosto sim de cães e gatos, mas sou apaixonada por pombos, cobras, tubarões, porcos, golfinhos, dinossauros ( sim), cavalos, morcegos, etc.
    Nunca vi defeito nenhum neles, eu posso até achar um bichinho estranho, mas nunca tive preconceito. Amoo animais e respeito, acho que todos deveriam respeitar-los!

    ResponderExcluir
  3. ótimo o texto
    infelizmente a conclusão que chego é que poucas pessoas entendem as diferenças
    se o humano gosta do passaro, quer prende-lo (não entende que ave presa não canta, lamenta)
    se tem um cão, quer humaniza-lo, colocando sapatinhos e toda a sorte de coisas que vão contra a nauteza dele, do que o faz ser lindo
    seo animal é manso, usa de sua força para escraviza-lo
    se é forte, usa de armas para mata-lo ou escraviza-lo tambem
    o animal feio é o humano

    ResponderExcluir