domingo, 13 de maio de 2012

UFSM Universidade de Santa Maria - RS - Mais violações descobertas na área de experimentos coma animais



Ao que tudo leva a crer, a organização da sociedade e o movimento de conscientização que, durante 3 meses precedeu a realização da II Manifestação Nacional Anti Vivissecção, no último dia 28 de abril, abriu as portas para que toda uma série de denúncias começassem a vir a público.

Ainda sob o impacto das revelações sobre os inadmissíveis abusos e violações cometidos na UNISA, eis que as denúncias sobre a Universidade de Santa Maria, no RS, invadiram as páginas dos jornais brasileiros.
O primeiro a dar à sociedade conhecimento dos fatos foi o jornal Zero Hora
Para que todos se mantenham conscientes do que ainda acontece Brasil afora, nos "bastidores das academias" de terceira categoria, segue aqui o link em questão:. 
A matéria, que recebeu o título de "Experimentos com animais revoltam alunos da Universidade Federal de Santa Maria", revela como um de seus estudantes, amparado por seu "orientador", removia parte das mandíbulas e maxilares de cães para implantação de placas de titânio.
Além da evidente inutilidade do "procedimento", objeto de "pesquisa" de um doutorando da Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) , fotos enviadas à midia evidenciaram os flagrantes maus tratos dos inúmeros cães submetidos.
E, como não podia deixar de ser, tanto a coordenação da pós-graduação em Medicina Veterinária quanto a direção do Hospital Veterinário e a reitoria da UFSM não tinham conhecimento dos desdobramentos da pesquisa sobre câncer de boca em cães.
Trata-se do já clássico "eu não sabia de nada" ....


Desde que se teve ciência do que ocorre na universidade, as manifestações de ativistas tem sido incessantes. Houve um primeiro dia de protestos em frente à faculdade, onde mais de 4 mil assinaturas foram recolhidas pelos organizadores do ato. 
Algumas imagens podem ser visualizadas em: 

A acreditar na veracidade do que foi informado, o MPF já estaria envolvido na apuração das responsabilidades:

Ainda segundo notícias da imprensa, também o IBAMA já teria se comprometido com a averiguação e apuração de responsabilidades do ocorrido:

  Novo ato, neste mesmo sentido, está programado para amanhã, 2a feira, como neste momento antecipado na midia especializada:

Estamos acompanhando o passo deste descalabro através da Luciana Camillo, nossa organizadora da Manifestação Anti Vivissecção em Santa Maria em 28 de abril, diretamente envolvida nos atos de protesto e providências tomadas no cidade com relação a mais esta infâmia, da qual todos os responsáveis tentam agora se eximir de responsabilidade.

Por sua solicitação, pedimos a todos que, mesmo à distância, estejam dispostos a colaborar, seguindo a orientação do pedido que ela nos transmitiu:

-envio de e-mails (educados) para os seguintes destinatários:
Reitor: Prof. Felipe Martins Muller
e-mail do gabinete: gabinete.ufsm@gmail.com
Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA)
concea@mct.gov.br
Ministério de Ciência e Tecnologia
webascom@mct.gov.br

Em função, não apenas desta, como da situação jurídica que afeta todos os animais no Brasil, especialmente no âmbito da experimentação animal, peço a todos que quiserem DE FATO tentar nos aproximar um pouco mais de um código penal que abra espaço para o entendimento abolicionista dos direitos dos animais, que escrevam para o link do Senado especificamente destinado às sugestões sobre o atual código penal brasileiro, para o que uma comissão de juristas vem se reunindo desde o último dia 07 de maio.
Entre no link abaixo e, por favor, exija que os animais passem a ter o estatuto jurídico de SUJEITOS, com direito à proteção legal idêntica conferida aos humanos:























3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de denunciar o ABSURDO deste texto. Como um Blog, que diz ser a favor dos animais, faz uma postagem dessas com bases apenas em informações vinculadas pela imprensa, ou seja, leigos sem nenhuma base para fazer comentários sobre esse assunto??? Aos desinformados e escritores deste blog, primeiramente não se pode generalizar de jeito nenhum como alunos da UFSM. A denúncia veio de UM aluno, que sem ter nenhuma base de veterinária, se assuntou com o tal do pós operatório e tinha preguiça de limpar baias. Segundo ponto, aos amantes de animais, ninguém nunca foi num canil de manhã? Ah, me esqueci que em todos os canis, os animais não viram potes de comida, não urinam e não defecam. Terceiro ponto: o professor orientador, o qual vocês se referem entre aspas, é um dos mais renomados do Brasil no quesito de reconstruções e células tronco, tendo +- 40 anos de estudos sem nunca ter ocorrido nenhum problema. Outra coisa, inutilidade este estudo? Por acaso o grande gênio da ciência que escreveu este texto pesquisou a porcentagem de cães com câncer de boca que precisam de alguma solução? Pois bem, antes de falarem qualquer coisa, PESQUISEM! Acusar as pessoas é muito fácil, mas provem que isto é como vocês pensam que são. Por acaso, se seu cachorro tivesse qualquer problema bocal e a solução fosse placas de titânio, mas ninguém nunca tivesse pesquisado, você aceitaria que ele fosse cobaia? E os medicamento de você usa, um dia usou,, seu filho, seu pai usa.... você acha que foi pesquisado em humanos? Estes animais são mais tratados que muita gente nesse mundo, com muito carinho, comida de qualidade, limpeza diária das gaiolas, e para todos são encontrados um lar no futuro. Pensem nisso antes de falarem bobagem sem nenhum conhecimento prévio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus parabéns Fernanda, enfim um aluno com coragem de defender o que é óbvio e necessário à saúde animal. Enfim concordo com tudo em teu comentário, essa palhaçada já tomou proporções absurdas e será gasto tempo e dinheiro em uma investigação sem cabimento, que provará o óbvio. Quem melhor para ter o discernimento do que é bom ou ruim aos animais do que os Médicos Veterinários, principalmente os responsáveis pelas pesquisas. Ativismo sem fundamento e sem um minimo de conhecimento! Este blog se baseia em informações errôneas e inverdades!

      Excluir