sexta-feira, 25 de maio de 2012

Brigitte Bardot se junta à nossa LUTA contra a Exportação dos jumentinhos brasileiros para a China



Enfim, algumas boas notícias para darmos a todos. 

Internamente, aqui no Brasil, e agora com a inestimável colaboração internacional de Brigitte Bardot e sua Fondation. 
Através de contato pessoal direto com Brigitte Bardot, nossa amiga e colaboradora do Cadeia para quem Maltrata os Animais, Suzy Bernard, conseguiu o patrocínio explícito internacional de Brigitte Bardot, em apoio da NÃO Exportação de nossos jumentinhos para a China. 


Depois de contatos mantidos com a Fundação por Suzy Bernard, através de Bruno Jacquelin e Brigitte Auloy , Brigitte Bradot se envolveu direta e pessoalmente na questão, com o entusiasmo e empenho característicos de sua personalidade.


A belíssima e eterna BB, que dedica sua vida já há décadas à defesa dos direitos animais em todo o planeta, enviou carta aberta à atual presidente do Brasil em que, ao mesmo tempo que lembra sua forte associação emocional com o Brasil em anos passados, fala de seu ultraje e vergonha ao saber das intenções de um grupo de empresários brasileiros que, sob a chancela e com o incentivo do sub-secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, tentam promover o genocídio dos jegues nordestinos, à título de "cortesia" com a República dos Gafanhotos. 


Informada das intenções do Brasil, prontamente BB se prontificou a defendê-los ferozmente. 


Indignou-se com as declarações daquele senhor, nas quais declara que o genocídio empresarial dos jumentos nordestinos seria uma "solução" para o seu abandono nas estradas do nordeste, bem como com sua mais recente declaração infeliz de que isto corresponderia a uma "promoção" destes animais, que seriam daquela forma "promovidos" à condição de "animais de abate".


Isto não foi ela quem disse, mas digo eu: tal "promoção" só seria de fato caracterizada como uma "promoção" e uma "solução" caso os promovidos fossem pessoas da "estirpe" de quem fez ou faz este tipo de declaração.


Abaixo a carta enviada ontem por Brigitte Bardot a Dilma Rousseff, em 24 de maio. 
CARTA ABERTA de Brigitte Bardot à presidente Dilma Rousseff - (com a tradução logo abaixo, feita por Suzy Bernard) 
INDIGNAÇÃO contra a EXPORTAÇÃO dos jumentinhos do Brasil 


 Paris, le 24 mai 2012 


Lettre ouverte à Madame Dilma Rousseff Présidente de la République fédérative du Brésil 


Madame la Présidente, 
C’est un scandale (que je vais rendre mondial) d’apprendre que votre pays se conduit d’une manière honteuse et inadmissible en envisageant un génocide animalier des petits ânes, élevés et abattus pour finir dans l’industrie alimentaire ou cosmétique en Chine ! 
Moi qui ai tant aimé le Brésil et qui ai laissé une trace indélébile de mon passage à Buzios, je suis écœurée, révoltée de voir que ce pays collabore avec la Chine pour tuer, chaque année, 300 000 ânes exploités par l’homme et à qui on devrait fiche la paix. 
Vous ne pouvez pas en tant que Présidente, que femme, qu’être humain, accepter cette ignominie barbare, ce retour en arrière qui entacherait profondément l’image du Brésil. 
En votre âme et conscience je vous supplie de mettre un terme à cette décision atroce. 
Gandhi a dit : « On juge aussi une nation à la manière dont elle traite les animaux ». 
Je compte infiniment sur vous, 
Madame la présidente, je mets tous mes espoirs en vous et dans l’amour que je porte à votre pays. 


Brigitte Bardot 
Présidente Fondation Brigitte Bardot 


Carta aberta à Senhora Dilma Roussef Presidente da Republica Federativa do Brasil 


Excelentíssima Senhora Presidente, 
Escandaloso, (vou tornar esse fato mundial) chegou ao meu conhecimento que seu país está se conduzindo de maneira vergonhosa e inadmissível no projeto em andamento que criará jeques para abate e envio à China para que estes se transformem em alimento e matéria prima para cosméticos: Um verdadeiro genocídio animal dos jumentinhos brasileiros! 
Eu que tanto amei o Brasil, deixando um traçado marcante em minha passagem por Búzios. 
Estou passada, revoltada em ver esse país colaborar com a China para matar 300.000 jegues explorados pelo homem que deveria deixa-los em paz. 
Vossa excelência não pode como Presidente da Republica, mulher e ser humano aceitar essa barbaridade, esse retrocesso que manchará profundamente a imagem do Brasil. 
Em vossa alma e consciência eu vos suplico em por um fim a essa barbaridade. 
Gandhi disse: " Julga-se uma nação pelo modo que esta trata os animais. 
Conto infinitamente com vossa excelência, coloco todas as minhas esperanças em suas mãos e no amor que nutro por vosso país. 


Brigitte Bardot 
Presidente da Fondation Brigitte Bardot 


- A se destacar, o fato de que a imprensa nacional, até este momento em absoluto silêncio sobre este escândalo anti-ético e irregular, imediatamente deu destaque ao assunto, como evidenciam as já 4 publicações feitas desde a data de ontem:


http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/bardot-implora-que-dilma-detenha-o-genocidio-de-burros


http://oglobo.globo.com/blogs/amanhanoglobo/posts/2012/05/24/a-bela-o-burro-446997.asp


http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5ia_u3Bcz-x8zeGOdmFuUBeHWmKHg?docId=CNG.d328e4d5588d10e63b6142b359498f56.301


http://www.portugues.rfi.fr/geral/20120524-bardot-pede-dilma-que-proteja-jegues


- Internamente, aqui no Brasil, demos entrada na primeira representação contra a exportação dos jumentinhos brasileiros para a China junto ao Ministério Público Federal do Ceará.. 
A autora da representação, no Ceará, foi nossa amiga querida, guerreira ativista há décadas no estado, Geuza Leitão, da UIPA.


Neste ínterim já foram estabelecidos contatos, mediados pelo Cadeia e pelo Forúm Nacional  de Defesa e Proteção Animal (FNDPA), para a entrada de representações junto aos MPF de diversos outros estados do norte/nordeste do Brasil, todas elas amparadas em documentos e no parecer legal do representante do Ministério Público Estadual de São Paulo, promotor de Justiça em São José dos Camposo (tal como explicado em detalhes em nossa última postagem feita aqui sobre o assunto em 14 de maio. Consulte: Contato Animal



- Como você pode ajudar:



1 - POR FAVOR, não deixe de assinar e compartilhar a PETIÇÃO que EXIGE do ESTADO BRASILEIRO a criação de SANTUÁRIOS para os jumentinhos abandonados no Brasil.
O link para assinaturas é:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=JUMENTO



(a petição necessita de confirmação de assinatura através do e-mail que lhe será enviado logo a seguir)

2 - POR FAVOR, não deixe de assinar e compartilhar o abaixo assinado CONTRA a Exportação dos jumentinhos brasileiros para a China:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N21806



(a petição necessita de confirmação de assinatura através do e-mail que lhe será enviado logo a seguir)

- Em adição ou alternativamente você pode assinar as versões internacionais em inglês das mesmas 2 petições acima:

1a -Criação de SANTUÁRIOS:

2a - CONTRA a Exportação dos jumentinhos 

NO to the Export of Brazil's JEGUES to China


- Iremos mantendo vocês informados dos resultados de todo o movimento da articulação que estamos promovendo desde que soubemos das intenções e das declarações relativas a este genocídio, ultraje este que vem sendo difundido por iniciativa do Sr. Simplício Holanda, porta-voz do empresários-genocidas que estão por trás deste "projeto".
Notícias serão dadas assim que for julgado estratégico difundí-las, para conhecimento de todos.

Saudações abolicionistas,

Norah André


Em tempo: (26 de maio)

Num "passe de mágica" - é triste ver como o mundo funciona ...
Alguns links, entre inúmeros outros, saídos na imprensa do país desde o dia de ontem, que evidenciam a repercussão que finalmente conseguimos obter CONTRA o projeto genocida de exportação dos jumentinhos do nordeste para a China, após a declaração em carta aberta de Brigitte Bardot, dirigida à atual presidente deste país:

http://oglobo.globo.com/blogs/amanhanoglobo/posts/2012/05/24/a-bela-o-burro-446997.asp



http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/bardot-implora-que-dilma-detenha-o-genocidio-de-burros


http://oglobo.globo.com/blogs/amanhanoglobo/posts/2012/05/24/a-bela-o-burro-446997.asp


http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5ia_u3Bcz-x8zeGOdmFuUBeHWmKHg?docId=CNG.d328e4d5588d10e63b6142b359498f56.301


http://www.portugues.rfi.fr/geral/20120524-bardot-pede-dilma-que-proteja-jegues


http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/brigitte-bardot-pede-que-dilma-acabe-com-genocidio-de-burros


http://br.noticias.yahoo.com/brigitte-bardot-pede-dilma-acabe-genoc%C3%ADdio-burros-171006767.html


http://noticias.r7.com/internacional/noticias/brigitte-bardot-pede-que-dilma-acabe-com-genocidio-de-burros-20120524.html


http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=250409991


http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI306898-18071,00-EM+CARTA+A+DILMA+BRIGITTE+BARDOT+SAI+EM+DEFESA+DOS+JEGUES+BRASILEIROS.html



http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5792429-EI306,00-Brigitte+Bardot+pede+que+Dilma+detenha+genocidio+de+burros.html



http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-05-24/brigitte-bardot-pede-que-dilma-acabe-com-genocidio-de-burros.html



http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/bardot-implora-que-dilma-detenha-o-genocidio-de-burros


Anteriormente à carta aberta de BB, ninguém sequer se dava ao trabalho de dar uma resposta.
Norah





3 comentários:

  1. dIZER O QUE, DEPOIS DESTA ATITUDE AMOROSA E CORAJOSA DA NOSSA ETERNA BB?
    Esta Brigitte que conhece tão bem o Brasil... Deus a abençõe sempre !

    ResponderExcluir
  2. Gente, aprendam que embora a China tenha crédito e dinheiro, estão séculos atrás culturalmente falando da nossa realidade. Uma nação que não evoluiu, não pode se dar ao luxo de dizer que é de primeiro mundo, quem trata seus filhos como animais e os joga no lixo, ainda está na era das cavernas.
    O dinheiro não compra dignidade!

    ResponderExcluir
  3. Não podemos fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo!! Imploramos ao Poder Público que crie mecanismos para proteger os animais de rua. A castração é a forma mais eficaz e correta. Uma cadela pode dar à luz a dez cachorrinhos de uma só vez. e desses dez filhotes a probabilidade de nascerem fêmeas é muito grande.Aqui em Tucuns uma cachorrinha de rua deu à luz a dez filhotes, 10 fêmeas!!!! Alguma coisa tem que ser feita urgentemente!! Em Búzios, em qualquer canto que você olhe existem animais abandonados à própria sorte, passando fome,frio, doentes, sendo atropelados,sendo maltratados, ignorados. Dr. André, olhe pelos nossos animais! Separe uma verba para que haja castração em massa. Vamos diminuir e muito o sofrimento desses anjinhos de quatro patas, Sei que o senhor tem o poder de nos ajudar!!É uma questão de humanidade!! Cidades como Búzios, internacionalmente conhecida deveria dar o exemplo!
    Brigitte Bardot ícone desta cidade amava e ama os animais.A marca Brigitte Bardot é a marca de Búzios. Imagino que se ela tiver conhecimento de como tratam os animais aqui em Búzios, certamente impediria que usassem o nome dela em qualquer parte nesta cidade.Acho até que mandaria arrancar a estátua tão bela que fizeram para ela que fica na Orla Bardot. Cansei de ver turistas horrorizados com a situação desses animais abandonados!! Isso é uma vergonha internacional para nossa cidade. A questão não é dar um 'sumiço" nos animais, descartá-los, esconde-los, retirá-los do centro (Rua das Pedras) e joga-los em bairros mais distantes mas tratar o assunto com a seriedade que merece.

    ResponderExcluir