sábado, 3 de dezembro de 2011

Carnificina natalina


Em 2010 fez-se uma estimativa segundo a qual cerca de 65 bilhões de animais são criados e abatidos para o consumo de sua carne. Acresça-se a este número os estimados 53 bilhões de peixes e outros animais aquáticos mortos com esta mesma finalidade.
Os dados levantados apontam para um aumento de cerca de 2% ao ano neste número de vidas perdidas (1,7% maior do que no ano de 2009).
As estatísticas apontam para a estimativa de que um único ser humano é responsável pela morte de 28 animais terrestres e 175 animais aquáticos por ano, o que faz com que um indivíduo que viva 75 anos tenha se alimentado da morte de aproximadamente 15 MIL animais.

Ás vésperas das ceias do Natal e do Fim de Ano, caracterizadas por uma orgia de consumo e de comida, convêm lembrar a todos os métodos usados para que animais inocentes sejam abatidos até chegar às mesas humanas.




Métodos de Abate dos Mamíferos:

Pistola Pneumática
: Uma "pistola" é apontada para a cabeça do animal e uma vara de metal é disparada para dentro do cérebro. A pistola é projetada de modo que a haste jamais sai completamente, ela simplesmente vara a cabeça do animal e depois é puxada pelo açougueiro enquanto o animal desmaia.
Este disparo, como o animal se agita muito, nem sempre é certeiro e, freqüentemente, atinge o olho ou resvala na cabeça do animal, gerando ainda mais dor.

Atordoamento Elétrico
: Os animais são conduzidos molhados a um corredor e dali tangidos com choques elétricos de 240 volts.

Choques Na Cabeça
: Um atordoador elétrico é utilizado para produzir um ataque e a garganta do animal é cortada, deixando-o sangrar até a morte.

Golpes De Marreta
: Utilizando-se de um martelo específico golpeia-se a cabeça do gado quebrando o seu crânio (essa técnica também é usada em vitelas, pois os ossos do crânio de filhotes são mais macios).
Nem sempre o martelo acerta com precisão a região que causa a inconsciência, podendo rasgar os olhos ou o nariz do gado.

Abate Ritual: Os animais estão totalmente conscientes quando suas jugulares são cortadas. Alguns matadouros prendem o animal por uma perna e penduram-no de cabeça para baixo antes que suas gargantas sejam cortadas, resultando em danos dolorosos dos tecidos em 50% das vezes e, em algumas vezes, crises de vômito.
Fonte PEA: http://www.pea.org.br/crueldade/abatedouro/


Considerando-se o que são os chamados "pratos de fim de ano", talvez seja interessante informar o processo a que determinados animais vivos, cujos corpos são "tradicionalmente" servidos nesta época do ano, são submetidos até chegar às mesas humanas:

Porquinhos:

Animais dóceis de extrema inteligência, hoje comparada por cientistas à de uma criança humana de aproximadamente 3 anos de idade, são muito dóceis e afetuosos e muitos os tem por animais de estimação, mostrando-se extremamente afeiçoados a seus donos e capazes de comportamentos muitas vezes mais refinados do que os de um cão doméstico. São extremamente limpos por natureza, o que faz com que os locais onde são criados para abate, caracterizados pela sujeira e a alimentação que lhes é oferecida, sejam uma violência a mais à sua natureza original.

Como são mortos: São mortos através da inserção diretamente em seu coração de uma faca fina, longa e afiada.
Observe-se ainda que os porquinhos machos são castrados sem anestesia no momento imediatamente posterior ao seu nascimento. Depois de alguns dias, são separados de suas mães.


PORCOS A CAMINHO DO PRATO

Ao chegar do transporte, os porquinhos são conduzidos através de currais até a sala de abate, onde:

- Os animais são desacordados através de eletrochoques dolorosos que os deixam paralisados, permanecendo conscientes na maior parte dos casos;
- São então pendurados ainda conscientes em correntes por uma das patas traseiras;
- São degolados com uma faca afiada, onde se aguarda então o sangue escorrer para os tanques;
- São imersos em água fervente, muitas vezes ainda vivos;
- Passam pelo processo de esfola onde a pele é toda retirada.
- Chegam à mesa de corte onde são retiradas suas vísceras e tem a carne cortada. São prensados o máximo possível para minimizar os custos de "produção".




Aves como o peru e a galinha (conhecida como "chester", depois de passar por um processo de engorda forçada)




Criadas em espaços minúsculos e em grandes concentrações, sob intenso stress, são forçadas a uma superalimentação e à administração de hormônios, vivendo em meio à sujeira. Muitos desconhecem o fato de que os criadores costumam usar o método de "debicação" para que os animais stressados não se dilacerem entre eles. Esta "medida" consiste em cortar a ponta do bico dos frangos ao nascerem, para que "não se machuquem" (prejúizo financeiro). Após terem parte dos seus bicos cortados, os pobres animais se debatem de dor, emitindo sons de agonia, sangrando profusamente.
Vem então o processo chamado de "cauterização", pelo qual o bico do pintinho é cauterizado com um aparelho que apresenta um fundo incandescente (mais dor excruciante). Muitas aves morrem de tristeza enquanto são "criadas" para o abate.
Depois de mortas são depenadas, evisceradas, "limpas" e cortadas.

AVES A CAMINHO DO PRATO

Após o transporte até o local de abate, são despejadas amontoadas dos caminhões.

-São colocadas em um sistema de ganchos e transportadores que fazem parte do sistema de abate automático.
- Sofrem uma descarga elétrica que supostamente causaria a inconsciência. Entretanto, essa corrente é tão reduzida (níveis maiores de corrente "endureceriam a carne"), que a maior parte das aves vai para o próximo estágio com plena consciência.
- Sofrem o processo de "degola automática", ao passar por uma máquina
- São imersas em um banho escaldante. Não é raro que muitas aves cheguem VIVAS até este "estágio".
- São depenadas e estrinchadas.
- Embaladas e transformadas em "produtos de Natal"
(Fonte PEA e Instituto Nina Rosa)


Peixes


Acreditem! Peixes também são animais, com vida consciente e comportamento inteligente. Ainda que você talvez ache que eu estou mentindo, a própria União Européia, com base em testemunhos de cientistas e inúmeras pesquisas realizadas, conclui o óbvio: que peixes são seres sencientes e que, como tal, experimentam dor, medo, stress e são capazes de comportamentos sociais e inteligente, o que inclui manobras evasivas para manter suas vidas.
http://www.acompassionateworld.org/2010/06/european-parliament-recognises-fish-are-sentient/

Além disso, hoje sabe-se que os peixes tem em suas bocas uma quantidade enorme de terminações nervosas, comparáveis em número e sensibilidade aos genitais humanos. Não é difícil, por empatia, imaginar a dor que sentem ao serem fisgados em anzóis. Ou a agonia que experimentam ao morrer sufocados, quando retiradas da água.

Muito "em moda" está o conceito de pesca em que depois de fisgado o peixe é devolvido à água, depois de retirado o anzol. Nada mais falso e hipócrita: esta pesca nada tem de "correta", já que a dor e o stress animal que o animalzinho sente é razão suficiente para que a grande maioria não consiga sobreviver. Isto sem falar na incapacidade consequente de se alimentarem (o que os leva à morte dolorosa e longa por inanição)_ ou ao sangramento que faz com que seus outros predadores (além dos humanos, é claro) sejam atraídos e os matem.

Tudo isto sem mencionar certos "pratos" da culinária humana (japonesa) em que o peixe é servido ainda vivo. Segundo os "experts", este tipo específico de "prato" requer necessariamente que o peixe ainda se mova ao ser servido ....
(Fonte de consulta: Instituto Nina Rosa)

Que me desculpem os acomodados, tão bem instalados em suas crenças pessoas egocêntricas: mas toda a VIDA tem o desejo (e o direito) de viver.

Considere a opção do vegetarianismo/veganismo
Sobretudo agora às vésperas da comemoração do nascimento da LUZ entre os homens, verdadeiro espírito dos finais de ano na cultura ocidental.
Namaste

4 comentários:

  1. Meu deus que porra antiga hj em dia os animais para consumo sçao mais bem tratados do que pessoas e o me todo de abate são com pistola de pressão rápido e indolor

    ResponderExcluir
  2. eu vo come mato intão os animais ta ai pra come doa quem doe se tem animais predadores que matam outras especies para alimentarem ce por que nois seres humanos que estamos no topo de tudo nao podemos que papinho e esse mais sem fundamento

    ResponderExcluir
  3. VEGETAIS TAMBÉM TEM VIDA. NÃO DESNUDA A CENOURA PRA COMER.

    ResponderExcluir