segunda-feira, 15 de abril de 2013

REDE GLOBO e suas relações estreitas com a PECUÁRIA brasileira.

Uma associação muito lucrativa e perversa

Norah André

Já há algum tempo eu pensava em fazer uma postagem sobre o assunto.
Hoje, um fato novo para mim, reabriu a questão, e conferiu a esta postagem alguma urgência.

Antes de eu me referir a toda uma "estorinha" recente, posso antecipar o que acabará sendo o último capítula desta pequena narrativa, para mim nada casual, mas muito bem elaborada, graças ao "préstimos zumbificantes" que caracterizam esta emissora, melhor conhecida por mim como Rede Zumbi de DESinformação.

Em matéria até aqui desapercebida pela maioria dos ativistas dos direitos animais no Brasil, publicada no Globo Rural (parte do sistema de Desinformação da Rede Zumbi), em 11 de março último.
Nesta publicação somos informados que:
"Na última quarta-feira (6/3), o frigorífico Prosperidad S.A., do Uruguai, anunciou que no máximo até junho vai reabrir sua unidade localizada em Araguari, no Triângulo Mineiro. No local, deve ser feito o abate de até mil cavalos por dia, sendo toda a produção destinada a países europeus, principalmente Bélgica e Holanda, além de África do Sul e Japão. 
A fábrica tinha sido fechada em setembro do ano passado após focos da doença de mormo serem detectados no Parque de Exposições de Araguari, a apenas quatro quilômetros do frigorífico. Uma norma da União Europeia não permite focos da doença a menos de 10 quilômetros do local do abate. A empresa resolveu, então, encerrar as operações, mas agora, com a situação controlada, a unidade será reaberta. "



Ou seja, a partir de junho cerca de 1 mil cavalos/dia a mais, serão abatidos para o consumo de sua "carne" exportada para outros países.

Sim, a mais: há registros no SIF de quatro estabelecimentos de abate de cavalos no Brasil, dos quais dois continuam em funcionamento. 
Hoje, cerca 2.375.961 quilos de "carne de cavalo" são" produzidos" anualmente. Existem informações de que esta "produção" já teria sido de 13.101,952 quilos em 2007.
Leia: 
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI332983-18530,00-CARNE+DE+CAVALO+MESMO+COM+POLEMICA+FRIGORIFICO+URUGUAIO+INVESTE+NA+PRODUCAO.html

A quantas VIDAS ARRANCADAS este "quilos" correspondem?
Esta é uma informação que a matéria não nos oferece.
O que nos é dito é que, apesar da forte objeção interna e internacional, o frigorífico uruguaio, que já " já vinha processando em média 680 toneladas de carne de cavalo antes de fechar", reabre para "negócios" com muito "otimismo e até sinalizaram a possibilidade de contratação de 300 funcionários."

A Ong belga Gaia, em documentário de 2009, já postava informações sob a forma de filmagens da matança de cavalos aqui no Brasil (e no México) para importação de sua "carne" pela Bélgica, o comprador de 70% da "produção" brasileira. 
O documentário inclui filmagens no interior de Minas Gerais, como é possível verificar pelo português falado pelos "encarregados".
Tristíssimo de se assistir.
E curiosamente não divulgado pelas grandes ongs bem estaristas instaladas no Brasil.

 









Permitam-me contar a estória agora pelo início, para depois fechar o círculo, em que a cobra morde o rabo.

Em fevereiro de 2013, a TV ZUMBI, em sua programação aparvalhante de domingo, conhecida como "Fantástico", o Show da Ignorância e da Manipulação da Opinião Pública, brincou a sua audiência com matéria levado ao ar em que promovia a "carne de cavalo" como uma iguaria.
Longe de mim ter assistido, pois há mais de uma década, minha televisão, que assisto pouquíssimo, não sintonizou uma única vez neste canal.
Tive notícias de que a matéria provocou impacto fortemente negativo sobre a audiência, com muitos protestos, e o único acesso direto que tive ao "conteúdo" daquele programa foi a postagem feita no site do G1:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/02/brasileiros-experimentam-e-aprovam-carne-de-cavalo.html
(O próprio título parece-me, menos uma provocação, e mais uma tentativa de sugestão hipnótica).
A pedidos de amigos da página do Cadeia para quem Maltrata os Animais, escrevi em 25 de fevereiro uma Nota de Repúdio caracterizando a posição oficial de nossa página no Facebook, que aqui reproduzo ( e mantenho, sujeito a acréscimos de considerações posteriores):




"Não que se possa esperar muito da Rede Globo. 
Sua programação não costuma oferecer as informações devidas à população brasileira. 
Pelo contrário, cada vez mais, a emissora parece estar na contramão dos interesses da sociedade, das questões ambientais, e dos direitos humanos e dos animais. 
O que é uma lástima, porque como emissora de ampla penetração na sociedade brasileira, ela descumpre e inverte seu papel potencial de agente transformador de uma sociedade em ruínas e de um planeta hoje em estado crítico, dado a extrema exploração da natureza e das formas de vida dos não-humanos. 
Num momento em que o mundo reconhece e trabalha no sentido do não consumo de "carne" animal __ não apenas por questões éticas como por questões ambientais e de sobrevivência planetária __ a emissora constantemente troca os pés pelas mãos. 
Sua "matéria" sobre o consumo de "carne" de cavalo como uma iguaria é uma ofensa ao bom senso e às necessidades da humanidade como coletividade. 
Assim o foi quando promoveram um certo tipo "de carne" de bois, os quais eram submetidos a uma dieta de cerveja e a massagens antes do abate. 
Perderam a oportunidade de conscientizar. 
Perderam a oportunidade de ficar de boca fechada. 
"Carne" alguma é "iguaria". 
"Carne" alguma deveria ser consumida. 
Além dos aspectos éticos óbvios ligados aos direitos dos animais envolvidos __ tratados como "animais de supermercado", de quem é retirado o direito à vida e à dignidade __ hoje mesmo a própria ONU reconhece que o CARNIVORISMO é a razão pela qual NÃO é possível ALIMENTAR A TODOS os habitantes deste planeta, explicando a absoluta e ultrajante desigualdade com que são tratadas certas populações. 
Ainda que alguém não consiga sentir empatia pelos animais considerados "comida" por grande parte da humanidade, RECOMENDO URGENTEMENTE que se INFORME a respeito. 

Uma emissora de TV deveria estar melhor informada, uma vez que é uma concessão pública do Estado, e trabalhar pelo bem comum, pela necessidade de uma correta informação e conscientização da população, e não pelo interesse dos exploradores e pecuaristas. 
Veja o já antigo Relatório da ONU: http://www.fao.org/newsroom/en/news/2006/1000448/index.html 
 E o video: http://youtu.be/HEJEYKTRHzg 

A criação do que a maioria considera "gado" é a maior responsável pelo aquecimento global. Além de contribuir com a maior parte de emissão de gás poluente, é também uma grande responsável pela degradação da terra e da água à disposição de todos os seres do planeta. 
E da falta de alimentos para TODOS. 
Pena que até que a espécie humana modifique seus hábitos ou pereça, bilhões e bilhões de outros animais inocentes continuem a pagar o preço de tamanha ignorância e falta de compaixão. 
Tanto no caso dos países pobres como dos animais, quem paga a conta são os INOCENTES. Não será adicionando e dando caráter de banalidade exótica à "carne" dos cavalos, que a emissora estará empenhada em promover o bem comum. 
NENHUM animal nasceu para "ser comida". E
 ninguém merece tanta desinformação prestada por um canal de informação. 
Não à tôa hoje a população minimamente informada não assiste a este canal. 
É preciso tomar os cuidados devidos para manter a sanidade e a ética. 
Mas o que esperar da "educação" e da "imprensa oficial" deste país? ........... "

 Cadeia para quem Maltrata os Animais.




Podemos ter uma boa idéia, agora, diante da informação dada pelo Globo Rural, de quais seriam os reais propósitos da emissora já na ocasião .....

A poeira esfriou, pelo menos para a maioria da população.
Não muito tempo depois, a emissora anunciou que levaria ao ar, pela primeira vez, cenas de abate de bois e de vacas.
Todos ficaram perplexos. Exporiam a realidade macabra dos matadouros em "horário nobre"?
Inocentes, pensaram: será que a Rede Zumbi caiu em si?
Bom, também o que seria, para esta emissora "cair em si" senão continuar a vender seus produtos e a desinformação sistemática? ....
Se for isso, caiu sim.

Caiu na mesma estratégia de manipulação grosseira da opinião pública, associada aos interesses de um de seus anunciantes, que só seria conhecido na semana seguinte.
As raras cenas de abate de animais foram sempre apresentadas como vinculadas à falta de condições sanitárias para a saúde humana.
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/fantastico-mostra-falta-de-higiene-em-abatedouros-e-abate-cruel-dos-gados.html
Em nenhum momento o foco foi o assassinato dos animais.
Mas sim matadouros clandestinos e "falta de higiene" nos assassinatos.
Sequer uma única referência, o que já seria alguma coisa, aos sucessivos casos de Doença da Vaca Louca que vem acontecendo no interior de São Paulo e outros estados, sempre abafados pela mídia corrupta, tão bem encarnada e representada por aquela emissora.

Poucos dias se passam e a emissora não se contêm: rapidamente começa uma campanha publicitária enfurecida dos benefícios da "carne" comprada da Frioboi, sua anunciante.







Então ficou bem claro o porquê daquela "bem intencionada" matéria sobre carne clandestina no Fantástico.  

Ficamos rapidamente sabendo quem a "encomendou": Friboi:  O mais novo anunciante do "horário nobre" da Rede Zumbi. 
 Ou seja: querem agora impingir à sociedade o conceito de "carne orgânica". 
De animais que morrem e se oferecem para o sacrifício "contentes e gratos pela oportunidade". ....
Ou seja, vacas psicóticas e suicidas ....




Para isto se prestou inclusive não apenas a Rede, de quem na verdade nada melhor do que isso pode se esperar, mas também, e lastimavelmente, o Sr. Tony Ramos. 
Provavelmente a próxima será a Sra Regina Duarte, criadora de "grandes rebanhos de corte". 
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/regina-duarte-famosos-contra-indios.html
Ou o Sr. Roberto Carlos que investe no lucrativo e espúrio negócio da compra e inseminação artificial do que denomina de "gado": 
http://www.clubedorei.com.br/news/detail.asp?iData=548&iCat=1136&iChannel=1&nChannel=News

Como se já não bastasse o tal de "abate humanitário" promovido por uns e outros por aí, a título de bem estar animal,  sendo subsidiado e em alianças com os pecuaristas do Brasil .... 

A M. só muda de nome. 
E parece que cada país está condenado a ter os "artistas" que tem. 
Na verdade "artista" mesmo é quem é forçado a ver o que acontece neste país todos os dias e a aqui continuar vivendo. 
Especialista na arte da sobrevivência ética, diria eu.

Na verdade, este não foi o primeiro "ensaio" explícito da Rede Zumbi de promover "as carnes" que julga convenientes, de acordo com os seus interesses da ocasião.

Em janeiro deste mesmo ano de 2013, a rede Zumbi promovia as "delícias" de se consumir "vacas virgens", massageadas e habituadas ao consumo de bebidas alcoólicas. A chamada "carne kobe".
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/01/carne-de-vaca-mais-cara-do-mundo-custa-r-2-mil-em-cidade-japonesa.html
Eu me pergunto quem será o importador das vaquinhas da cidade de  Matsuzaka, no Japão, agora "servida como iguaria" também no Brasil, mediante certificações de importação. Ou quais serão os chefs de cozinha e seus restaurantes que terão encomendado a matéria.

Fechamos assim o ciclo da estorinha.
Descobrimos que são os interessados em promover o consumo de "carne de cavalo", para quem a Rede Zumbi se encarregou de trivializar a questão.
Descobrimos igualmente quem está por trás da "grande preocupação" da emissora com o abate animal.
Resta saber quando os jumentinhos do nordeste voltarão a ser a "bola da vez", se é que já não voltaram a sê-lo, sem que saibamos, pois ninguém terá (ainda) encomendado a matéria à Rede Zumbi.

Agora que a Ucrânia, maior importador da carne de porquinhos do Brasil (24 % da "produção nacional", suspendeu a importação, por haver encontrado a bactéria listeria na "carne", veremos o que a  Globo fará pelos "produtores".
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/03/ucrania-suspende-importacao-de-carne-suina-brasileira.html
O Ministério da Agricultura, como sempre, tenta abafar a questão.
É só esperar para ver.



5 comentários:

  1. que deus tenha piedade deles , porque o ser humano não tem.

    LIBERDADE AOS ANIMAIS!

    ResponderExcluir
  2. Boicotem empresas inimigas dos animais e esta é a pior delas;
    porque se eles falam mata, o povo mata,
    se falam comem, o povo come,
    se falam usam, o povo usa...

    A falta de educação e a decadente cultura neste país com a colaboração principalmente desta empresa tem formado uma geração de zumbis. Para aqueles que ainda resta um pouco de bom senso, boicotem, não assistam, mas principalmente se assistir, mude de canal durante as propagandas, porque quando você assiste aquelas propagandas dementizantes, você paga pra emissora continuar existindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Pois estas malditas "tradições" que se arrastam por gerações estão cada vez mais contribuindo para a destruição da moral, do amor, da harmonia entre os povos e consequentemente do nosso Planeta. É lamentável!

      Excluir
  3. Na internet eu tenho mais informação que assistindo Rede Zumbi.

    ResponderExcluir
  4. S.O.S vida, amor, respeito, liberdade. Vegana por respeito e amor a vida! Eu repudio todo e qualquer tipo de maus-tratos e crueldade, não são esta atitudes que esperamos de Humanos. Os animais estão aqui para serem cuidados e protegidos por nós. Enquanto houver sangue derramados nesta terra, não haverá paz!

    ResponderExcluir