domingo, 14 de abril de 2013

Experimentação Animal - alguns conceitos essenciais e números .....


Experimentação animal - conceitos, números ..... 
Informe-se.

Norah André

"Se você não gosta das minhas opiniões, saia!. Mas lembre-se, os animais não podem deixar as gaiolas que os aprisionam. Eles estão cativos e em sofrimento. Ao se aconchegar em sua cama esta noite, tente imaginar a dor e o sofrimento que eles enfrentam dia após dia e noite após noite. 
Da próxima vez que você deixar cair um pouco de sabão em seus olhos, tente imaginar  a dor persistindo por 3 ou 4 dias de cada vez. Da próxima vez que você tiver uma dor de estômago, tente imaginar o líquido tóxico está sendo derramado pela sua garganta até você vomitar sangue e sangrar até a morte. Da próxima vez que você bater sua cabeça, tente imaginar ser um macaco  recebendo uma placa de aço batendo em seu crânio a 50 quilômetros por hora.
Então, e só então, você deve se sentir compelido a dizer-me que estou errado sobre minhas opiniões. Pois todas estas coisas aconteceram em nome da ciência. Eles continuam em abundância até este dia. "
   -Rikki Rockett (baterista norte-americano, mais conhecido por "Poison" em sua banda hard rock )


Experimentação animal - conceitos, números .....
Informe-se.

Vamos tentar expor alguns conceitos básicos de forma simplificada, de forma a que um número cada vez maior de nós possa ter acesso a informações fundamentais para um ativismo informado e eficaz.

A experimentação animal envolve o uso de termos como: "experimentação animal", "pesquisas com animais", "testes in vivo", "vivissecção" etc. 
Todos estes termos tem denotações semelhantes, mas conotações diferentes. 
Literalmente, "vivissecção" significa o "corte" de um animal vivo e, historicamente, refere-se apenas aos experimentos que envolveram a dissecação de animais vivos. 
O termo "vivissecção" é ocasionalmente usado para se referir pejorativamente a qualquer experimento com animais vivos. 
Por exemplo, a Enciclopédia Britânica define "vivissecção" como: "Operação em um animal vivo para fins experimentais, em vez de fins de cura, mais amplamente, toda a experimentação em animais vivos", embora os dicionários afirmem que a definição mais ampla é "usado apenas por pessoas que se opõem a esse trabalho". 

A palavra tem uma conotação negativa, o que implica tortura, sofrimento e morte. 
A palavra "vivissecção" é preferida por aqueles que se opõem a esta pesquisa, enquanto os cientistas normalmente usam o termo "experimentação animal". 
Os testes em animais, também conhecidos como "experimentação animal, pesquisa com animais e ensaios in vivo", referem-se à utilização de animais não humanos em experiências.

Dito de outra forma: 
- testes de toxicidade In Vivo são os testes realizados em animais com o objetivo de saber o efeito danoso de determinado produto químico. 
- já os testes de toxicidade In Vitro correspondem à  análise científica dos efeitos de substâncias químicas tóxicas em culturas de bactérias ou grupos de células de mamíferos


Números
Mundialmente estima-se que o número de animais vertebrados assim utilizados __desde peixes-zebra a primatas não-humanos __ varia de dezenas de milhões para mais de 100 milhões utilizados anualmente. 
Segundo esta estimativa seriam cerca de 274.000 por dia, ou três a cada segundo. No entanto, esta estimativa é unicamente para animais vertebrados. 

Estima-se que a União Europeia utiliza em torno de 10,5 milhões de animais vertebrados a cada ano: 28.800 por dia ou um a cada três segundos. 
Os EUA tem sido caracteristicamente "incapazes" de registrar o número de animais utilizados, e não registram oficialmente o total de roedores que sofrem e morrem com a experimentação no país. 
Um ponto médio das estimativas é de 18,5 milhões por ano, o que corresponde a 50.700 por dia, ou uma a cada 1,7 segundos. 
As estatísticas oficiais são compiladas no Reino Unido e disponibilizados no site do Ministério do Interior, mas há muitos problemas com essas estatísticas. 
As últimas estatísticas mostram que o uso de animais em 2010 teria totalizado 3.724.726 animais. Isso equivale a 10.205 por dia, ou uma a cada oito segundos e meio. 
Isso parece  indicar que o Reino Unido é responsável por 35% dos animais utilizados na UE.





Invertebrados, camundongos, ratos, pássaros, peixes, rãs, e os animais ainda não desmamados não estão incluídos nos números acima. 
Uma estimativa de camundongos e ratos usados nos Estados Unidos só em 2001 sugere que o número destes animais "testados" teria sido de 80 milhões. 




As "fontes fornecedoras de animais de laboratório" variam entre países e espécies, a maioria dos animais são propositadamente de "raça pura", enquanto outros são capturados na natureza ou fornecidos pelos concessionários, a partir de leilões e muitas libras de "preço". 

A pesquisa é realizada dentro de universidades, escolas médicas, empresas farmacêuticas, fazendas, estabelecimentos de defesa e instalações comerciais que fornecem animais para testes de serviços para a indústria. 
 Ela inclui pesquisa pura __ como a genética, biologia do desenvolvimento, estudos comportamentais, __ bem como a pesquisa aplicada: como a pesquisa biomédica, o xenotransplante, testes de drogas e os testes toxicológicos, incluindo testes de cosméticos. 

Testes em animais também são usados nas áreas da educação, criação de animais, e de defesa. 
A prática é regulamentada em vários graus em diferentes países. 

Ou, seja definindo conceitos essenciais: 
Se vocês estão acompanhando com atenção o assunto "vivissecção" e "experimentação animal", então vocês já compreenderam que: 
- ela acontece em faculdades de quinta categoria, a título de "ensino", uma vez que elas não investem em recursos de ensino adequados e éticos. 
- ela acontece em "projetos de pesquisa" de pseudo-cientistas, em faculdades de quinta categoria, que recebem verbas milionárias para pseudo-projetos, que não revertem em benefícios à saúde humana. 
- ela acontece em "instalações contratadas" pelos fabricantes de produtos postos à venda no mercado para consumo 
- ela acontece "a pedidos" dos laboratórios farmacêuticos e seus lobbies, que "normalmente contratam os serviços de laboratórios genocidas", para fugir de suas responsabilidades em relação aos remédios que fabricam. 
- existem criaturas cujo "negócio" é "fabricar animais para vivissecção" (são os biotérios).




Todos os anos, mais de cem milhões de animais são dissecados, infectados, injetados, gaseados, envenenados, queimados e cegados em laboratórios escondidos nas universidades e centros de pesquisa em todo o mundo. 
Animais são também usados para testar a segurança dos cosméticos, produtos de limpeza domésticos e outros produtos de consumo. 



De fato, 94% dos testes em animais é feito para determinar a segurança dos cosméticos e produtos domésticos, deixando apenas 6% para a investigação médica! 





Estes primatas inocentes, cães, gatos, coelhos, roedores e outros animais são usados contra a sua vontade como sujeitos de pesquisa em experimentos e procedimentos que devem ser considerados como sadicamente cruéis. 

Certamente não foram realizados em nome da ciência. 
 A maioria dos animais são sacrificados depois de utilizados em um experimento; isto se a experiência em si não matá-los. 
Isto é, são animais perfeitamente sãos e saudáveis que são "experimentados", induzindo-se neles uma "doença artificial" intencionalmente e/ou causando-lhes danos deliberadamente.

 Os pesquisadores afirmam que deve ser permitido o acesso irrestrito aos animais para experiências, a fim de encontrar a cura para doenças humanas, mas eles se recusam a resolver os graves problemas éticos de torturar criaturas sencientes para fins de pesquisa. Acima disso, o excesso de confiança em experimentação animal, historicamente, tem impedido o avanço científico e segurança humana em perigo, pois os resultados de pesquisas com animais, normalmente, não podem ser aplicados aos seres humanos
Na verdade, os cientistas poderiam salvar mais vidas humanas por meio de pesquisa não-animal e assim testar valendo-se de métodos que são mais precisos e eficientes. 




O Jornal da Associação Médica Americana informou em abril de 1998 que as reações adversas a medicamentos (os quais devem primeiro passar por uma bateria de testes em animais) matam mais de 100 mil pessoas a cada ano. 
Os testes em animais falharam em prever esses perigos. Isso não é surpreendente, pois animais não-humanos não são capazes de relacionar os efeitos colaterais mais comuns que ocorrem com medicamentos de prescrição, tais como dores de cabeça, tonturas, mal-estar, depressão ou náuseas. 
Estes sintomas são muitas vezes os sinais de alerta iniciais de problemas mais graves.

O video acima, muito bom em reunir certos conceitos fundamentais, que estamos tratando em nossas postagens aqui no blog, peca apenas por não apontar para a principal causa de porque os experimentos em animais ainda são mantidos, apesar de seus resultados serem absolutamente não confiáveis: DINHEIRO, muito dinheiro envolvido nesta "indústria" __ que vai desde os "fabricantes de animais transgênicos ou beagles de "raça pura", numa ponta e, na outra, os lobbies farmacêuticos e sua "medicina de perpetuação de dependência de medicamentos" que não curam doenças humanas, mas rendem bilhões em royalties.



 FÁBRICAS de DINHEIRO de SANGUE 

Nos referindo aqui apenas às experiências em primatas realizadas nos EUA. Estima-se que cerca de 125 mil animais assim morrem por ano, em "testes de vacinas", "experimentos invasivos de seus cérebros", "testes de privação materna", "testes farmacêuticos", testes de toxicidade de substâncias, testes para a indústria militar de armas e seus "treinamentos de guerra". 
Os testes de privação materna __ o nome que dão a esta indústria de captação de verbas __ vem acontecendo há mais de 5 décadas, desde que o infame Harry Harlow os iniciou com os "experimentos" que ficaram conhecidos como "mãe de arame". 
Note-se que este torturador estúpido era professor da Wisconsin-Madison, o mesmo antro que agora os repete em "nova versão", como o fazem também o Oregon National Primate Research Center, a Wake Forest University & a University of Washington. 

Para colocá-lo simplesmente: 
 "Dado que os animais não sofrem de doenças humanas, e os seres humanos não sofrem de doenças animais, a vivissecção não pode funcionar. " 
- Gary Yourofsky 





fontes dos números /estatísticas fornecidos acima: 
Peta: http://www.peta.org/issues/animals-used-for-experimentation/primates-in-laboratories.aspx
Occupy for Animals



Nenhum comentário:

Postar um comentário