terça-feira, 9 de abril de 2013

FORÇA TAREFA contra a PUXADA de Cavalos em POMERODE - SC


Há aproximadamente 15 anos acontece em Pomerode e outras cidades do Vale do Itajaí, Santa Catarina, algo que os locais denominam de "Puxada de Cavalos". Trata-se de uma "competição", na qual cavalos são submetidos ao arrasto de cargas que ultrapassam seus limites físicos.
Como muito bem afirma a matéria publicada no site da OBA Floripa, "a “Puxada” se constitui em fazer com que indefesos cavalos sejam forçados a puxar cargas de até 2 toneladas, sem rodas, o que lhes provoca intenso stress e lesões físicas graves, como deslocamento de articulações, fraturas etc. Para que realizem tais esforços hercúleos, são treinados à base de pancadas e golpes de corrente." (http://www.obafloripa.org/blog/?s=puxada+de+cavalos)

Para um acesso a um material extenso, que inclui alguns videos, deste absurdo praticado contra os cavalos, obrigados a puxar terra acima uma carga sem rodas, consulte:
http://www.obafloripa.org/blog/2009/08/protesto-contra-a-puxada-de-cavalos-em-pomerodesc/


Ou:



Em 2010, ativistas que se manifestaram contra este ABUSO e CRUELDADE chegaram a ser agredidos pelos adeptos desta prática. O que, aliás, não deveria ser fonte de surpresa para ninguém, já que quem é capaz de ter comportamento de violência e maus-tratos em relação a animais, com certeza é capaz de reproduzir o mesmo "repertório" em relação a seres humanos.
Novamente no dia 13 de novembro de 2011 data da realização de outro abuso público, 16 ativistas valorosamente tornaram a expressar o repúdio que a sociedade experimenta contra esta "comemoração" em Pomerode, desta vez com proteção policial.


Difícil acreditar que uma PROMOTORA do Ministério Público de Pomerode haja dado uma "resposta" como a que se segue, a título de "esclarecimentos" aos ativistas, publicada neste link, para conferência dos interessados.
http://sauerkrautpomer.blogspot.com.br/2012/10/esclarecimentospuxada-de-cavalos-em.html
Segundo a Promotora de Justiça  Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro ,os maus tratos aos animais não estariam sequer evidenciados e menos ainda comprovados! .........  
(note-se que o site em questão sai em defesa desta "tradição", como a chamam ...)


 "A informação dos organizadores do evento é de que os animais que participam das provas são os mesmos que trabalham nas lavouras de suas propriedades.
Diante disso, considerando que por mais que as entidades protetoras dos animais afirmem que a atividade cause sofrimento aos animais, isso não se verifica de plano e precisa ser constatado, sendo completamente temerário por um membro do Ministério Público fazer uma afirmação sem constatação ou provas, solicitei apoio da Polícia Militar e da Cidasc para acompanhar o evento, o que foi realizado, com a condução pessoal dos trabalhos pelo Comandante da Polícia Militar de Pomerode e de três médicos veterinários da Cidasc.


Assim, visando por fim ao caso mediante a demonstração técnica acerca da ocorrência, ou não, de sofrimento aos animais que participam da Puxada, requisitei à Cidasc a coleta de dados para a realização de perícia técnica destinada a atestar a ocorrência, ou não, de maus tratos ao cavalos participantes do evento."

É claro! Como era de se esperar, suas declarações fizeram a alegria dos exploradores daqueles pobres animais! .........




Fica aqui apenas a pergunta: de que outro tipo de "evidência" precisa o Ministério Público? ..........
Uma boa idéia talvez fosse submeter os "peritos" ao mesmo tipo de carga e esforço de tração em plataformas sem rodas .....

I - PETIÇÃO: A AMA BICHOS criou uma petição que exige o FIM das Puxadas em Santa Catarina. Seria muito bom se todos assinássemos e compartilhássemos este link:(lembrando-se de confirmar a assinatura posteriormente através de e-mail de validação que será imediatamente encaminhado à sua caixa de entrada)


http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1989


II - ENVIO de Mensagens pela PROIBIÇÃO das PUXADAS em Pomerode e em todo o Estado de Santa Catarina.
Você pode colaborar da tentativa que vem sendo feita há anos para fazer valer a proibição deste triste evento em que cavalos são levados ao limite de sua resistência física e submetidos a intensos maus-tratos, capazes inclusive de por em risco suas vidas, escrevendo para as autoridades de Santa Catarina e ao município de Pomerode, para que se façam cumprir os dispositivos constitucionais que vedam a crueldade praticada contra animais no Brasil, considerados CRIMES pelo artigo 225, parágrafo 1o, inciso VII da Constituição Brasileira, com amparo na lei federal complementar 9605/98

Escrever para:

cmich@pm.sc.gov.br,
vicegovernador@gvg.sc.gov.br,
pge@pge.sc.gov.br,
gabs@sea.sc.gov.br,
seccasacivil@scc.sc.gov.br,
secretario@secom.sc.gov.br,
gabsae@sae.sc.gov.br,
san@san.sc.gov.br,
assuntosestrategicos@gge.sc.gov.br,
sjc@sjc.sc.gov.br,
gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br,
sed@sed.rct-sc.br,
ci@alesc.sc.gov.br,
presidencia@tce.sc.gov.br,
tjmail@tj.sc.gov.br,
cee@cee.sc.gov.br,
ouvidoria@mp.sc.gov.br,
cidado@camara.gov.br,
cmtg@pm.sc.gov.br,
cme@mp.sc.gov.br,
ouvidoria@pomerode.sc.gov.br,
moira@pomerode.sc.gov.br,
prefeito@pomerode.sc.gov.br ,
viceprefeita@pomerode.sc.gov.br ,



Título: à sua livre escolha, preferencialmente trocados a cada envio, para evitar os filtros de spam
(algumas sugestões: Cumpram-se os dispositivos constitucionais; Boicote a Santa Catarina; Santa Catarina hoje envergonha o Brasil; Crueldade é crime e como tal tem que ser tratada; Exigimos o fim desta bestialidade; etc.)

Carta-Modelo

Prezados Senhores,

É inaceitável que um ato tão vergonhoso como as "Puxadas de Cavalos" continue a ser realizado, promovido, e até estimulado, na região do Vale do Itajaí, sob qualquer pretexto.

Nossa Constituição é muito clara ao vedar os maus-tratos e crueldade com animais, conforme reza o Artigo 225, parágrafo 1o, inciso VII de seu texto, em que expressamente se declara como uma atribuição do Estado brasileiro inibir a crueldade praticada contra os animais e configura como crime qualquer ato ou prática que gere este efeito.

Apesar disto, uma prática hedionda de apenas 15 anos é mantida á título de "tradição".
A referida “Puxada”, como certamente é do seu conhecimento, refere-se a uma prática, recorrente na região, em que cavalos indefesos são forçados a puxar cargas de até 2 toneladas, sem rodas, o que lhes provoca intenso stress e lesões físicas graves, tais como deslocamento de articulações, fraturas etc. Para que realizem tais esforços, que por si sós constituem um ato de crueldade que lhes é imposta, são treinados à base de pancadas e golpes de corrente, o que claramente configura um segundo tipo de maus-tratos e abuso.

Eu, abaixo-assinado, exijo que esta barbárie disfarçada de "tradição" seja finalmente banida e proibida, para o que conto com a sua urgente e rigorosa atuação.

A título de consulta, remeto-lhes os seguintes videos, postados em:
http://www.obafloripa.org/blog/2009/08/protesto-contra-a-puxada-de-cavalos-em-pomerodesc/

Informo-lhe ainda da existência de uma petição pública neste sentido, já com milhares de assinaturas, o que caracteriza o REPÚDIO da sociedade brasileira:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N1989

Santa Catarina tem hoje uma imagem EXTREMAMENTE NEGATIVA aos olhos dos demais estados brasileiros, bem como internacionalmente, no que diz repeito aos abusos praticados contra animais que ainda permite no Estado. Como certamente é do seu conhecimento, o estado já vem sendo objeto de boicote em seu turismo, por conta da licenciosidade com que trata a famigerada Farra do Boi que, apesar de declarada ILEGAL por lei federal, continua a ocorrer a céu abeto, sem que se caracterize o devido empenho da polícia militar para impedí-la ou punir aqueles que violam a LEI. As notícias que no chegaram este ano, não apenas de Florianópolis, mas igualmente de Governador Ceso Ramos este ano, form vistas por nós como uma AFRONTA pessoal e um absoluto descumprimento das lei vigentes.

As declarações feitas pela Promotoria de Pomerode no ano passado, em novembro de 2012, na voz da Promotora de Justiça Márcia Denise Kandler Bittencourt Massaro, de que os maus tratos em questão não estariam "comprovados" são algo que efetivamente nos surpreendeu da forma mais negativa possível, por sua contradição óbvia ao mínimo de senso comum .... O que mais, além dos videos, fartamente disponíveis na internet, precisa a Promotoria?

Cavalos exaustos e mortos em cima de suas mesas?

Sendo assim, além de promover o DURO COMBATE à perpetuação ilegal da Farra do Boi, solicitamos urgentes medidas LEGAIS para impedir que a Lei Maior continue a ser desrespeitada em solo catarinense, como o que claramente acontece nos municípios que patrocinam "competições" de crueldade a título de "diversão", como é certamente o caso das referidas "Puxadas".

Atenciosamente,

(seu nome, documento de identidade, profissão)

Um comentário:

  1. Os animais sempre auxiliaram os homens servindo de transporte,alimentação, companhia,guarda etc...corrida de cavalo eles apanham ,prova de tambor,tambem apanham.Por que ninguem se pronuncia contra corrida de cavalo?PORQUE PAGA IMPOSTO. DIGA NÃO A CASTRAÇÃO.

    ResponderExcluir