domingo, 24 de março de 2013

Parte II - STATUS ALARMANTE da Experimentação Animal no Brasil


Norah André

Parte I
Como parte dos acordos firmados pelo governo federal __ vidando a criação de uma Rede de Ensaios Pré-Clínicos para "fomentar a cadeia de desenvolvimento de medicamentos no país" ___, aspecto mencionado e salientado  na Parte I desta série de publicações aqui no blog__ , será criado em Florianópolis o que está sendo denominado de um "grande avanço": o primeiro Centro de Farmacologia Pré-Clínica "de ponta" no Brasil.


Este Centro deverá ser objeto de investimentos de estimados R$ 30 milhões dos governos federal e de Santa Catarina.
A ser instalado no Parque de Inovação Sapiens, numa área de 7 mil m2, seu objetivo explicitamente é o de realizar testes de toxicidade em animais: ratos, cães, coelhos e macacos, entre outros. 
Segundo os coordenadores deste projeto medieval __ já que hoje sabemos comprovadamente que experimentos em animais além de anti-éticos, não fornecem resultados fidedignos para a fisiologia humana __ o centro seria "um grande avanço" e uma "referência" na América latina. 




Resta saber uma "referência" de que .... 

Assista ao video publicado pela Valor Econômico:

http://www.valor.com.br/video/3005954/laboratorio-tera-cobaia-com-padrao-global
 Faço minhas as palavras publicadas no artigo da ANDA: 

"Segundo o Valor Econômico, em Florianópolis estarão disponíveis para pesquisa científica 20 laboratórios e dois biotérios – local onde são criados os animais para exploração como cobaias. O primeiro, com inauguração prevista até abril, será destinado a roedores – ratos e camundongos, os primeiros na linha de sucessão de testes. O segundo, com previsão de abertura no fim deste ano, abrigará cães, coelhos, porcos e primatas, utilizados após os roedores na exploração para o chamado “refinamento da pequisa por provas de eficiência química”. 
 Para além da crueldade dos testes em si, ainda há o envolvimento de criadouros de animais, que vendem suas “mercadorias” aos laboratórios. Para colocar o projeto em prática, o centro está finalizando a compra de 20 a 30 casais de roedores, a um custo previsto de US$ 20 mil, que servirão como matrizes para os experimentos. A partir desses casais, será feita a reprodução e criação da colônia, que chegará a 50 mil ratos e 80 mil camundongos por ano. Já os animais de porte maior serão adquiridos no mercado interno e importados, conforme a demanda da indústria para testes de novos medicamentos. 
 Além desses animais, a unidade negocia também a parceria com a farmacêutica americana Pfizer, que deverá prover ratos transgênicos doentes – modificados geneticamente para que já nasçam com doenças desejadas pela indústria, como hipertensão, colesterol alto e diabetes, a fim de pesquisa."
ref: http://www.anda.jor.br/27/02/2013/florianopolis-tera-centro-de-farmacologia-pre-clinica-para-testar-novos-medicamentos-em-animais

Desnecessário me repetir aqui sobre a fraude da experimentação animal e os "resultados" assim obtidos.



A se salientar a imperiosa necessidade de uma reação coesa de ativistas e cidadãos conscientes contra este novo "projeto" genocida. Precisamos nos unir em torno do abaixo-assinado da FRADA – Frente de Ação pelos Direitos Animais de Joinville/SC __ e do Instituto Ambiental Ecosul de Florianópolis/SC, CONTRA a instalação deste Centro de Farmacologia Pré-Clínica __ um centro de "pesquisas" em animais, em Florianópolis. 
Para isto basta clicar aqui em "abaixo assinado":
Abaixo assinado

Diante da gravidade deste projeto genocida e ultrapasso do governo federal __ que incrementará a FRAUDE e a TORTURA do que denominam de "ensaios pré-clínicos" de produtos em animais __ a petição exige, para efeitos de valor legal, a inserção de número de documento. 

Não se preocupem: os dados serão de conhecimentos exclusivo dos autores da petição e servem como legitimação, aos olhos da lei. 
Não serão repassados adiante, sob circunstância alguma, constando apenas do abaixo assinado impresso que será entregue aos destinatários especificados no corpo da petição.  
Lembre-se de compartilhar e de validar sua assinatura através do e-mail que receberá em seguida!

Parte II - Instituto Royal em São Paulo

Nada de tão "novo assim", entretanto. 

Em São Paulo, há anos o Instituto Royal realiza, a título de "ciência e segurança", testes de toxicidade, genotoxicidade e farmacológicos em animais. 

Como afirma o próprio site: http://www.institutoroyal.org.br/
"O Instituto Royal é um instituto de pesquisa e inovação que possui como principal atuação a área de toxicologia e genotoxicidade. Com um conceito inovador, o Instituto Royal estabelece uma relação estreita com universidades instalando em suas áreas laboratórios com alta tecnologia. As parcerias com laboratórios e indústrias possibilitam oferecer estudos do mais alto nível e rigor científico. O Instituto Royal investe constantemente em tecnologias inovadoras, difusão do conhecimento e capacitação profissional, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico nacional e gerando soluções para as demandas globais."

Uma breve incursão pelo site prenuncia a extensão do terror.
O Instituto já foi objeto de protestos em 2012, pela utilização de cães beagles nos referidos testes de toxicidade.



Acompanhe nossas postagens seguintes.
A informação, associada à nossa indignação, é a única forma de realizarmos protestos com chance de êxito.
Enquanto a população for intencionalmente mantida na ignorância __ e levada a acreditar que testes em animais são "um mal necessário" __ encontraremos mais oposição do que cooperação por parte da sociedade.
Namaste.

8 comentários:

  1. Como é triste observar a dureza do coração humano. Em algum momento, e não demora, haverá a devolutiva.

    ResponderExcluir
  2. como e triste ver como os humanos são um ser terrivel cheios de maldades e ridiculo essas pessoas ma devia deixar esse mundo bando de ipocritas

    ResponderExcluir
  3. Que regresso.......o ser humano é podre mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Para mutilar, maltratar animais há verbas mas para os desabrigados das enchentes de 2008 só promessas. Este é o governo de Santa Catarina

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos os comentários daqui...bando de inúteis, corruptos e sem Deus no coração...

    ResponderExcluir
  6. Deus criou os animaiis para amalos e respeitalos, se ele soubesse que o homem e um ser tao sem compaixao ele nao teria criado esse ser tao egoista e mesquinho.

    ResponderExcluir
  7. Existe a necessidade de se testar realmente novas drogas , para desenvolvimento de medicamentos imoportantes, mas há de se criar alternativas de testes que não utilize animais em suas experiencias, inclusive porque em animais e em humanos , os resultados sofrem alterações não se comprovando a eficacia. Chega de sacrificar bichos, o imperio capitalista precisa ser comedido.

    ResponderExcluir
  8. JA HA NOVAS FORMAS DE TESTE SEM SEREM PRECISOS ANIMAIS OU HUMANOS

    ResponderExcluir