sábado, 4 de fevereiro de 2012

Produtos cruelty-free no Brasil ainda são exclusivamente uma questão de BOA FÉ do consumidor


Atualização de informações em 09 de abril de 2013

O FATO é o seguinte: enquanto as empresas que dizem não testar em animais não se dispuserem a colocar o SELO indicativo em suas embalagens, NUNCA teremos certeza sobre o que DE FATO fazem ou deixam de fazer.
Até que façam isso, o que equivale a uma admissão pública, que as tornaria LEGALMENTE responsáveis pela mentira, será sempre e APENAS uma relação de confiança, baseada na boa fé das pessoas que consomem seus produtos. Falar é fácil. Se de fato não devem, não devem TEMER explicitar isto de forma a que possam ser cobradas judicialmente, caso violem as regras que dizem seguir. Esta é a posição do Cadeia. Que se reserva assim o direito de ter suas próprias posições e expor as suas dúvidas, já que NÃO representamos os interesses de NENHUMA empresa, mas sim os DIREITOS dos ANIMAIS. Como é muito natural que todos queiramos nos manter informados, e atendendo a alguns pedidos, decidi fazer o seguinte: relacionei as empresas e produtos que SUPOSTAMENTE não testam em animais, limitando-me a relacionar aquelas sobre os quais os ativistas, pelo menos até aqui, não tem apresentado qualquer dúvida.

Lembrando a todos que se trata apenas de nossa BOA FÉ, nada garantindo que seja fidedigna, já que hoje no Brasil tudo a que temos acesso são as (discutíveis) informações dadas por escrito pelos empresários donos das empresas..
Pra mim, não é relevante se testa no Brasil ou no exterior.
A única consideração que me interessa é se testa ou não. Até aqui nunca soube de nada de errado nos procedimentos das companhias dos produtos contidos nesta postagem. Sempre sujeita a revisão e a escândalos, como foi recentemente o caso da AVON que MENTIU descaradamente e está sendo processada internacionalmente, já que realiza testes na República da China, o INFERNO e o TERROR dos animais.
O mesmo aconteceu com a Mary Kay e a Estée Lauder, hoje de volta à LISTA NEGRA para boicote, pelos mesmos motivos: ingressar no mercado da China, onde os testes são OBRIGATÓRIOS, não importa o que digam os CEOs das empresas.. .
Fonte: PETA (fevereiro 2012)
Avon, Mary Kay e Estée Lauder voltam a pagar por testes em animais

Vai aqui a lista de quem supostamente NÃO TESTA, tendo sido intencionalmente deixados de fora aqueles sobre os quais pairam dúvidas, OK? 
Vou procurar manter esta relação o mais atualizada possível, dadas as circunstâncias explicadas acima. A relação é o melhor de que dispomos no momento.

Norah

Em tempo: depois de consultado o site da ANVISA, e conferidas as regras impostas para a fabricação/comercialização de produtos aqui no Brasil, entendi ter a obrigação de NÃO relacionar qualquer produto ou empresa como sendo cruelty free.

Em breve farei postagem a respeito e deixarei aqui o link para consulta dos interessados.
Em 08 de maio de 2013.

INTERNACIONAIS - Fonte PETA. Para ver a lista completa:

* LISTA PARA CONSULTA das EMPRESAS que NÃO TESTAM em animais ____em processo de autalização diária __ para consulta.
A melhor opção disponível de que eu tenha informação.
Fonte PETA:

http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdonttest.pdf


* LISTA ATUALIZADA (mantida sempre atualizada) das empresas que TESTAM em animais, digam o que disserem. (a Shiseido ESTÁ entre elas)
fonte PETA:
http://www.mediapeta.com/peta/PDF/companiesdotest.pdf



Algumas observações:

- Só para que vocês entendam porque esta lista que fizemos é tão restritiva.

Nos reservamos o direito de manter declarações de empresas sob suspeita:

Natura está de olho no mercado chinês

- * Com relação à YPÊ, tudo o que temos é a declaração da própria empresa:

FALE CONOSCO YPÊ <faleconosco@ype.ind.br>


Prezada Senhora 

Foi com muita satisfação que recebemos sua mensagem eletrônica!

Em resposta à sua consulta, esclarecemos que nossos laboratórios não realizam quaisquer testes em 


animais, mesmo porque a empresa opta por utilizar matérias-primas para fabricação de seus produtos 

que já tenham sido objeto de estudo científico, aprovados para utilização em humanos, e que estejam 

presentes na lista positiva dos órgãos regulamentadores.

É importante destacar ainda, que nossa empresa participa ativamente de reuniões coordenadas pela 


Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, do Ministério da Saúde, e de grupos de estudos para 

redução da utilização de animais em testes, substituindo tal método por análises “in vitro”.

*- Com relação à PhytoErvas, vale lembrar que o grupo mantêm (manteve?) relações com o holding Brystol Meyers-Squibb, conhecido pela experimentação animal que realiza.

* - com relação à Shiseido e suas pseudo declarações de que teria deixado de testar em animais:
Leia com atenção o parágrafo ENTRETANTO, antes de comemorar! A LETRA PEQUENA é sempre onde está a FRAUDE!

"A empresa japonesa Shiseido, cujos produtos de cosmética são vendidos em Portugal, anunciou que vai deixar de testar os cosméticos em animais. Esta medida surge numa altura em que a União Europeia (UE) se prepara para proibir a venda de todos os produtos e ingredientes cosméticos que tenham sido testados dessa forma."

"ENTRETANTO, a empresa aponta algumas excepções à regra: os produtos vão continuar a ser testados em animais quando essa for a única solução disponível para comprovar a respectiva segurança, e também em países onde o teste em animais é obrigatório antes da comercialização dos mesmos."
http://www.publico.pt/sociedade/noticia/japonesa-shiseido-anuncia-fim-dos-testes-de-cosmeticos-em-animais-1586229

Em se tratando de ética, não podem haver "exceções". Ou seja a empresa continua a testar testes em animais.

Temos um único compromisso:
Com a verdade e o respeito profundo à dignidade dos animais.
Talvez por isso, as informações aqui sejam um tanto diferentes de outras fontes.
Este é um ponto de honra inarredável.
Na dúvida, considero as empresas sob suspeita eterna.


Lembre-se sempre: procure BOICOTAR produtos e marcas que sabidamente realizam testes em animais. 
A PRESSÃO do consumidor continua sendo o único instrumento à disposição da sociedade.

10 comentários:

  1. Boicotar e informar para que muitas pessoas deixem de utilizar essas marcas também. Entrar em contato com as respectivas e informar aos fabricantes o seu posicionamento. Se todos fizerem isso, certamente se sentirão OBRIGADOS a informar nos rótulos de seus produtos, que não utilizam essa prática. Eu estou fazendo a minha parte.

    ResponderExcluir
  2. Nota-se que cosméticos são a maioria... O pior é que raras são as indústrias tão prescindíveis quanto estas. Podem até não fazer testes em animais, mas prejudicam a nós que também somos animais... Se cosméticos fizessem bem à saúde, seriam fármacos... Muitas destas indústrias terceirizam os testes em animais. E isto não foi dito aqui...

    ResponderExcluir
  3. A Natura tb não realiza testes em animais desde 2006.
    http://scf.natura.net/Conteudo/Default.aspx?MenuStructure=3&MenuItem=21&titulo=A+Natura+n%C3%A3o+realiza+testes+em+animais&pagina=%2F2007%2F12%2F12%2Fa-natura-nao-realiza-testes-em-animais%2F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A natura aderiu aos testes pois eles resolveram lançar seus produtos na China.

      Excluir
  4. tem marcas que esta nesse lugar que são testado como a Revlon,Weleda,Vult ela financia teste em animais e venda de peles em animais,Racco, esta em vestigação ,Rahda ela testa,Biocolor, Biorene, Risqué esta testando ,Davene é da unilever resente mente ela comprou , a nivea testa , todos produtos da bunge testa em animais boticario testa e 30% disfilhe de moda, produtos da p&g são testados, produtos da gambre são testados em animais como a coca cola , esta acusada que da cancer porque é uma formula que o cientista fez, a pedigree mata faz alimento dos animais para os animais e testa em animais é um prazer levar os seus videos para todos os lugares meus animais faz os mesmo estou do seu lado. e faz uma petição para livra todos os animais do matadouro que eu ajudo a divulgação.

    ResponderExcluir
  5. não é discrminação, deixo bem claro, mas fui cabeleireira e acho que todos os produtos voltados para cabelo Afro, tem teste em animais, pq os cabelos afros são os mais delicados que existem e se não forem testados corretamente os cabelos caem, portanto todos da lista eu desocnfio!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, a M.A.C testa em animais em países onde o teste é exigido por lei, como a China. Eles me responderam isso em uma pergunta que fiz no site.

    ResponderExcluir
  7. Como representante da CrueltyFreeInternational no Brasil, comunico que essas listas de produtos cruelty-free devem ter sua veracidade contestada. A lista elaborada pelo PETA citada na matéria da revista Época de 17 de outubro de 2013 ( http://epoca.globo.com/regional/sp/blogs-epoca-sp/farejador-bichos/noticia/2013/10/como-saber-se-um-bproduto-foi-testado-em-animaisb.html ) baseia-se simplesmente numa consulta à empresa e ao relato da mesma em relação aos seu método de produção e teste de produtos. Somente uma auditoria independente pode afirmar que um dado produto ou uma dada empresa é Cruelty Free. Para mais informações visite www.crueltyfreeinternational.org .

    ResponderExcluir
  8. TESTE EM ANIMAIS todos que lutam por essa causa estão de parabéns; porém parem e pensem só estamos vivos hoje por que as dezenas de vacinas e remédios que tomamos são testados em animais. Se se preocupam tanto assim por que não se doam para serem cobaias de laboratórios?

    ResponderExcluir