sábado, 1 de dezembro de 2018

Cavalos embarcados vivos para o Japão para fabricação de sushi conhecido como basashi.

Mais um acordo clandestino odioso  __ exportação de cavalos vivos para o Japão para o consumo de sua "carne" como sushi 

Sempre que imaginamos que nada de pior pode acontecer quando se trata de violações gravíssimas dos direitos dos animais __ e, neste caso específico, também das leis que deveriam protegê-los de crimes hediondos __ chegaremos à conclusão de que estamos equivocados.

Esta denúncia refere-se a um crime comercial que vem ocorrendo no Canadá, por solicitação do Japão e envolvendo também os EUA de forma indireta.

Entretanto, bem sabemos como o Brasil vem tratando os jumentinhos. Fica portanto aqui o alerta. Algum "empresário" pode querer aderir __ se é que já não o fez __ a este "comércio".



O Canadá vem exportando cavalos vivos para o Japão, que os importa para então assassiná-los para a confecção de um "prato" muito apreciado por lá: um tipo específico de sushi, de nome basachi. Segundo as exigências feitas pela culinária japonesa, para a confecção deste "prato" o cavalo tem que ter sido assassinado no máximo há três dias.

"A carne precisa ser consumida dentro de três dias após ser abatida para ser comida como sushi", disse Ewa Demianowicz, dirigente da Humane Society International, ao The Dodo.

Cavalos considerados indesejados estão sendo exportados, aos milhares, de uma maneira absolutamente inaceitável e cruel, carregados em caixotes apertados e depois levados pelo oceano para o Japão. Semana após semana, os cavalos são carregados dos aeroportos de Edmonton e Calgary, em Alberta, bem como do aeroporto de Winnipeg, em Manitoba.

Trata-se de um quase que segredo que está sendo mantido nas sombras e fora da vista da sociedade por razões lucrativas, envolvendo um acordo comercial espúrio entre o Canadá e o Japão. Apenas no ano de 2016 o Japão importou 6,5 milhões de libras de carne de cavalo, o que corresponde a cerca 3 mil toneladas de carne de cavalo. Repugnante imaginar de quantos cavalos estamos falando e que tiveram seu fim desta forma impensável )) ....

Mas tal barbárie não se limita a um acordo genocida firmado apenas entre o Canadá e o Japão. Embora seja ilegal importar os cavalos dos Estados Unidos, muitos estão sendo levados dos EUA para o Canadá, de onde então, burlando as leis americanas, são então embarcados para o Japão.

É um segredo nojento que a Canadian Horse Defense Coalition quer que o mundo tome conhecimento.
"É triste e difícil de entender", disse Debby Murtagh, diretor de pesquisa e divulgação comunitária da Coalizão Canadense de Defesa de Cavalos (CHDC, na sigla em inglês), ao The Dodo.

Os vôos são torturantes para os cavalos, que  permanecem em engradados apertados por até 18 horas,  sem comida ou água. (As leis impostas pela Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) permitem que os cavalos não tenham comida, água ou descanso por até 36 horas.)

Apenas para citar dois episódios, durante um voo em 2012, três cavalos morreram durante um acidente de pouso. Outros seis morreram em voo devido ao intenso confinamento dos grandes animais, ao estresse do voo e às condições degradantes e odiosas em que haviam sido colocados.

Segundo fontes, muitas das leis que podem até proteger os animais não são aplicadas por causa dos altos lucros do comércio. De acordo com Demianowicz, “se eles seguissem os regulamentos, não seria tão lucrativo para um negócio”.

Cavalos são animais muto assustadiços, nervosos. É terrível pensar em como se sentiram, no horror que experimentaram ...

Animais maravilhosos, que possivelmente serviram aos propósitos humanos por anos, tem sido brindados com este tratamento quando são considerados "descartáveis", provavelmente depois de anos de trabalho forçado e serviços prestados.




Tudo para que alguns "comam uma especiaria" e alguns outros "façam bons negócios" ....

Este é o troco com que a humanidade lhes retribui.

Nós, brasileiros, temos que nos manter muito atentos parque algo assim não venha a acontecer também aqui, juntando-se os cavalos à nossa já longa e sórdida lista de animais vilmente assassinados e exportados para outros países. 
Um número imenso deles já exportados vivos em navios.

O Brasil me envergonha.
O mundo me envergonha.
E a humanidade muito me entristece e revolta.